Fotor080981834A história do hoje chamado Brasil começa sendo contada pelos portugueses, pois nós indígenas éramos ágrafos. A Carta de Pero Vaz de Caminha foi o primeiro documento a nos retratar , um retrato do que eles queriam ver.

Existe um grande descaso em relação a nós indígenas. A nossa cultura é considerada inferior á Cultura dita civilizada. Muitos não índios por não nos conhecerem nos menosprezam. Nós somos invisíveis. Esse preconceito leva a muitos brasileiros  a acharem que as Demarcações de Terras são um grande estorvo à sociedade brasileira. Isso é reflexo da falta de consciência histórica dos brasileiros: nós indígenas somos os moradores originais do território que hoje é ocupado pela República Democrática do Brasil.

O que nós indígenas queremos é uma justiça de reconhecimento e não uma justiça de vingança. Nós não estamos pedindo nada, pois sabemos o direito que temos, um direito ancestral, anterior à formação do Estado Brasileiro. A sociedade reconhece aos gregos e romanos um grande legado, apesar de serem sociedades que deixaram de existir. Nós indígenas, que passamos por massacres, doenças, genocídios, perseguições, contaminações, tudo isso

Fotor080980910

 
A visão estreita e etnocêntrica da “civilização” que prevaleceu na Europa e América, não permitiu ao mundo vislumbrar os nossos modos de vida como alternativas de civilização dos seres humanos. As imagens preconceituosas usadas para nos identificar, limitaram-nos à condição de elementos de um passado que deveria ser superado para constituir uma nação próspera. Nós somos úteis para compor a narrativa histórica oficial da origem das populações das Américas, mas extremamente incovenientes para compor a cidadania contemporânea.gerado pela sociedade, estamos aqui hoje, RESISTIMOS,  porém somos considerados inferiores, sem cultura, silvículas…

Fotor080985314Nós indígenas não somos apenas sobreviventes de um passado remoto, nem fósseis vivos para a reconstrução de fatos passados. Nós somos contemporâneos à sociedade brasileira e compartilhamos com ela um tempo histórico e fazemos parte da sociedade brasileira.

Nós estamos aqui, passados 512 anos de perseguições e vamos permanecer para todo sempre! Nós resistimos!!

 

 

 

 

 

 

 

 

images (10)

Nós, povos indígenas do mundo, unidos em uma grande assembleia de homens sábios, declaramos a todas as nações:

Quando a mãe Terra era nosso alimento,

quando a noite escura era o nosso teto,

quando o céu ea lua eram nossos pais,

quando éramos todos irmãos e irmãs,

quando os nossos chefes e anciãos eram grandes líderes,

quando a justiça dirigia a lei e sua aplicação,

Depois vieram outras civilizações!

Faminto por sangue, o ouro da terra, e toda a riqueza, trazendo em uma das mãos a cruz ea espada na outra, sem saber ou querer aprender os costumes do nosso povo, abaixo, classificados animais nossas terras foram roubados e levados para longe deles,

tornando-se escravos para os Filhos do Sol

No entanto, eles não puderam nos eliminar!

ou fazer-nos esquecer o que somos, porque somos a cultura da terra e do céu.

Somos uma ascendência antiga. E nós somos milhões.

E apesar de todo o nosso universo é destruído, Nós vivieremos mais do que o poder da morte!

Port Alberni, 1975

Conselho Mundial de Povos Indígenas (WCIP)