Considerando o mundo tribal como uma série de significados, para a definição do guerreiro (arqueiro), como forma de status sócio-cultural. Como diz a tradição: “se quiseres conhecer um guerreiro olhe o seu colar”, porque em seu pescoço traz seus títulos, habilidades, capacidade e sua formação ao longo de sua vida como membro de uma sociedade. Ao iniciar suas atividades na comunidade, o jovem segue o processo de reconhecimento, segundo a tradição, nas artes de caçar, pescar, coletar, curar, necessárias a sua formação, como maturidade individual. Uma das formas de simbolizar sua capacidade de ação nessa sociedade é a constituição do “Colar”. Cada elemento (dente, pedras, semente, etc.) funciona como um distintivo do guerreiro.

Numa caçada pela floresta um guerreiro caçou uma onça, todos podem comer o animal, mas somente ele quem pegou a caça pode usar o dente canino da fera, como prova de sua bravura.Para que uma pessoa use uma semente de árvore no colar é necessário que ela tenha uma profunda habilidade, conhecimento desse grande senhor da floresta e sua utilidade para a comunidade. Assim também funciona com o pescador, que ao capturar o maior peixe terá o direito de usar um de seus ossos. Quem faz pequenas proezas, é considerado pequeno na comunidade. Por isso, nem tudo pode ser colocado no colar, somente uma ação especial considerada importante para a tribo e principalmente ao próprio indivíduo como forma de título.

No curso do Arco Digital vamos considerar esta simbologia do colar, utilizar seus elementos como instrumento de avaliação do arqueiro nas disciplinas de saúde, educação, agrofloresta, cidadania, projetos, etc.

Nhenety Kariri-Xocó

——————————

AVALIANDO PELO COLAR

Como será a avaliação no ARCO DIGITAL?
Sugerimos que primeiro se leia o texto de Nhenety:
“ O COLAR É A INDENTIFICAÇÃO DO GUERREIRO”, para assim melhor entender nossa proposta.

Proposta de AVALIAÇÂO PARA NOSSO CURSO LIVRE “ARCO DIGITAL”:

O mais simples é fazer um comentário a uma matéria escrita por outra pessoa.
Cada vez que um participante faz um comentário de no mínimo 40 palavras, o sistema automaticamente lhe dará uma semente.

Um passo na frente é quando escrevemos a nossa própria MATERIA, que tem que ter um mínimo de 150 palavras. Geralmente iremos escrevendo nossas matérias no nosso CADERNO, e dela quando elas estiverem maduras, passaram as primeiras paginas, ganhando o status de MATERIA e assim outorgando uma pedra para seu executor.

Logo vêm os dentes, quando um guerreiro provar que ele realizou uma ação, ele ganhará um dente.
Mas que é uma ação?
Exemplo, escrever uma carta de reivindicação sobre algum direito e encaminha-a satisfatoriamente para uma FUNAI, FUNASA, SEXTA CAMARA, JORNAL, TELEVISAO…
Ou quando o guerreiro, por exemplo, junta a sua comunidade de dá uma palestra sobre algum tema especial… Quando resolve um problema de sua aldeia… Consegue tirar o lixo dela, organiza um mutirão, uma horta medicinal, uma área para agrofloresta… Cada Guerreiro irá escrever sua AÇÂO e publicar para a comunidade do ARCO DIGITAL ficar sabendo e se corresponder lhe outorgar o dente.

Por último na escala esta ganhar uma PENA. Só é possível ganhar uma PENA participando na elaboração de um projeto, e a prova é a copia do projeto. Este é um de nossos alvos finais, e não se pretende que ninguém faça isso logo, mas haverá prazo ate 15 de junho para chegarmos ate esse estagio.

Mas, as sementes não são todas iguais!
As pedras não têm todas o mesmo valor!
Cada tipo de dente traz uma energia diferente!
Cada tipo de pena simboliza diferente!

O sistema dará, quase matematicamente, quase automaticamente, as sementes e as pedras… Mas cabe a cada um de nos, através da AUTOAVALIACAO… Especificar a qualidade da pedra ou o tipo de semente que ganhamos. Pode também ser parte dos comentários do grupo opinar sobre o tipo de pedra que acreditamos que o outro participante ganhou. Que tipo de semente agente daria a outra pessoa pelo seu comentário.

Cada colar é único… Cada um tem o seu… Mas agente esta nesta caçada juntos e de alguma forma estamos nos colaborando nas nossas caçadas e nos influenciado em nossos colares. A AVALIAÇÂO além de ser formativa, pode ser divertida.

Vamos a exemplos:

1) Se um participantes não fizer nada por um mês ganhará uma UNHA DE PREGUISA… Se ganhar três UNHAS, ele será expulso da nossa comunidade.

2) Se alguém faz um comentário que fala de proteção poderá ganhar uma semente de MUCUNÃ… Se o comentário demonstra muito equilíbrio e harmonia, poderia ser uma semente de MERU… Se o comentário vier de uma sabedoria muito antiga, das alturas e for um tipo de comentário em extinção, poderá ser uma semente de JACARANDA… Cada povo tem suas sementes e seus nomes… Nesse jogo iremos conhecer as sementes e os nomes que outras comunidades têm! Os participantes poderão se intercambiar sementes… Se dar sementes… Sendo as sementes “presentes”, comentários

3) Se alguém escreve uma matéria cheia de amor, provavelmente a pedra que irá para seu colar poderá ser um QUARZO ROSA, se alguém escreve uma matéria brilhante, que traz luz para todos, provavelmente poderá ser OURO, se o que se destaca na matéria é uma historia muito antiga, poderá ser uma pedra fossilizada… A criatividade é toda nossa!

4) Haverá AÇÕES de espírito brincalhão como de macaco aranha. Haverá AÇÕES de muita valentia como de dente de ONÇA. Haverá AÇÔES realizadas em manada, em grupo, tal vez seja um dente de CAITITU para cada um…

5) Haverá projetos dignos de pena de GARÇA BRANCA, projetos de GAVIÃO, projetos de CORUJA, de AGUIA…

Pensamos em fechar este PRIMEIRO ARCO DIGITAL em 15 de junho.

Mas não queremos guerreiros de colar só de semente… Só comentando os outros, mas sem produzir…
Não queremos guerreiros só de colar de pedras, só produzindo, mas sem interagir com os outros…

Em 15 de junho, todos aqueles que tenham um colar com minimamente:

10 sementes, 6 pedras, 1 dente e 1 pena RECEBERAO nosso CERTIFICADO!

A Equipe de FACILITADORES do ARCO DIGITAL – Agradece sua opinião!

VAMOS LÁ PODEM COMENTAR ESTA MATERIA E GANHAR UMA SEMENTE!

PODEM IR NOS SEUS CADERNOS E ESCREVER SUA MATERIA E GANHAR UMA PEDRA TAMBÉM!

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. EU ADOREI CADA PROPOSTA CRIADA POR NHENETY,A SEMENTE,PENA,PEDRA E O DENTE UMA IDEA FABOLOSA,LÓGICO QUE FAREI TUDO PARA CONQUISTAR TODAS, SEM DÚVIDA NENHUMA ME PENHAREI EM GANHAR MAS PENAS E DENTES.
    SEI TAMBÉM QUE OS OUTROS GUERREIROS FARAM MELHOR,SÃO PESSOAS CAPAZES QUE TEM UM ENTERECE EM COMUM O BEM DE SEU POVO.PARABÉNS NENHETY FOI UMA EXCELENTE IDEIA PARENTE!
    ESPERO QUE NIGUEM GANHE UMA UNHA DE PREGUISA,POR ISSO FIQUEM ATENTOS AMIGOS VAMOS GANHAR MUITOS DENTES DE ONÇA COM NOSSA VALENTIA EM BUSCARMOS SEMPRE DO MELHOR PARA NOSSO POVO E VARIOS DENTES DE CAITITU POIS SEMPRE ESTAREMOS JUNTOS NO TRABALHO DE EQUIPE AFIM DE UM BEM COMUM!!!
    QUE SEJAMOS ILUMINADOS SEMPRE POR TUPÂ!!!
    LIAN!!!!!

  2. NHENETY como surpreendendo a todos do com suas idéias são prospostas criativas e muito boas isso concerta vai em sentivar era o empurão que valtava para os participantes, é muito bom ter pessoas como ele num projeto como do arco pricipalmente nos kariri-xocó que convivemos o dia a dia e sabemos do seu pontêcial isso agradecemos a tupã.
    inucenciokaririxoco!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Eu adorai cada proposta criada por NHENETY,estava surpreendendotodos com ideias boa criativas para muiotos isso concerta iráem busca de emsentivo ou empurão por valtava sua participantes.
    Pois é muito bom te pessoas como ele nosso projeto do arco que tupã ilunime é abrença todos os parentes que está luta por isso.
    TUPÃ ILUNINADOS SEMPRE TODOS OS PARENTES?

  4. Nós povos indígenas que fazemos o Curso do Arco Digital,temos nossas próprias formas de avaliação do ser humano,por isso pensamos no Sistema do Colar,uma referência indígena,de valor de ação do indivíduo no meio onde vive,um jeito de atuar no mundo, status adquirido pelas proezas desenvolvidas de caráter pessoal em sistema grupal.Nhenety Kariri-Xocó.

  5. Nhenety,
    eu achei maravilhosa a idéia do colar, mas acho que aqui no site do curso,ele devia ser redondo, já ganhei um monte de sementes, umas grandes e outras pequenas,mas todas iguais!!!! O programador deve desenhar um colar mais bonito, eu acho que devia ser mais colorido hehehe

  6. eu achei uma idéia muito boa essa das sementes por que assim os arqueiros eles quando ganham uma vão cada vez mais se esforça para aumentar suas sementes nhenety foi muito inteligente em criar o arco para que os jovens indígenas possam discuti e aprende coisas novas até mesmo ajuda suas aldeias como pode.E a idéia do colar foi extraordinariamente por que o colar ele simboliza o índio e uma pesa muito importante na comunidade indígena parabens nenhety .

  7. realmente muito interessante esses “presentes” e espero que todos que estamos juntos no arco possamos no final nao somente preocupar com o que ira ganhar mas com o que irá aprender e passsar para a comunidade .. pois acredito que nessa historia a comunidade será a mais gratificada com o arco pelo conecimento que teeremos para nossos projetos.
    “conhece o indio pelo seu colar”
    entao vamos nessa parentes a luta para um mundo melhor para todos e inclusive nós indigenas.

  8. Achei a proposta muito interessante. É uma boa idéia esta analogia entre a construção do colar e os pontos que vão sendo ganhos. Realmente o colar é um dos acessórios mais usados e trabalhados feito por nos índios. Se quisermos este colar, mesmo sendo virtual vamos ter que ir a caça.

  9. Olá amigo Jordani , no momento não reativamos o Arco Digital com O Colar Identificação do Guerreiro, mas muito brevemente continuaremos . Abraços Nhenety KX.

  10. Oi, novamente.
    Meu nome é Jordani e gostaria novamente de saber quando vocês irão reativar o Arco Digital com O Colar Identificação do Guerreiro. Qualquer coisa, me disponho a ajudar na divulgação ou no site caso precisem (apesar de não entender de manutenção de sites e coisas do tipo).
    Aguardo ansioso pela resposta. Qualquer coisa, me mande um email.
    Obrigado.
    Atenciosamente,
    Jordani Aramis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here