Considerando o mundo tribal como uma série de significados, para a definição do guerreiro (arqueiro), como forma de status sócio-cultural. Como diz a tradição: “se quiseres conhecer um guerreiro olhe o seu colar”, porque em seu pescoço traz seus títulos, habilidades, capacidade e sua formação ao longo de sua vida como membro de uma sociedade. Ao iniciar suas atividades na comunidade, o jovem segue o processo de reconhecimento, segundo a tradição, nas artes de caçar, pescar, coletar, curar, necessárias a sua formação, como maturidade individual. Uma das formas de simbolizar sua capacidade de ação nessa sociedade é a constituição do “Colar”. Cada elemento (dente, pedras, semente, etc.) funciona como um distintivo do guerreiro.

Numa caçada pela floresta um guerreiro caçou uma onça, todos podem comer o animal, mas somente ele quem pegou a caça pode usar o dente canino da fera, como prova de sua bravura.Para que uma pessoa use uma semente de árvore no colar é necessário que ela tenha uma profunda habilidade, conhecimento desse grande senhor da floresta e sua utilidade para a comunidade. Assim também funciona com o pescador, que ao capturar o maior peixe terá o direito de usar um de seus ossos. Quem faz pequenas proezas, é considerado pequeno na comunidade. Por isso, nem tudo pode ser colocado no colar, somente uma ação especial considerada importante para a tribo e principalmente ao próprio indivíduo como forma de título.

No curso do Arco Digital vamos considerar esta simbologia do colar, utilizar seus elementos como instrumento de avaliação do arqueiro nas disciplinas de saúde, educação, agrofloresta, cidadania, projetos, etc.

Nhenety Kariri-Xocó

——————————

AVALIANDO PELO COLAR

Como será a avaliação no ARCO DIGITAL?
Sugerimos que primeiro se leia o texto de Nhenety:
“ O COLAR É A INDENTIFICAÇÃO DO GUERREIRO”, para assim melhor entender nossa proposta.

Proposta de AVALIAÇÂO PARA NOSSO CURSO LIVRE “ARCO DIGITAL”:

O mais simples é fazer um comentário a uma matéria escrita por outra pessoa.
Cada vez que um participante faz um comentário de no mínimo 40 palavras, o sistema automaticamente lhe dará uma semente.

Um passo na frente é quando escrevemos a nossa própria MATERIA, que tem que ter um mínimo de 150 palavras. Geralmente iremos escrevendo nossas matérias no nosso CADERNO, e dela quando elas estiverem maduras, passaram as primeiras paginas, ganhando o status de MATERIA e assim outorgando uma pedra para seu executor.

Logo vêm os dentes, quando um guerreiro provar que ele realizou uma ação, ele ganhará um dente.
Mas que é uma ação?
Exemplo, escrever uma carta de reivindicação sobre algum direito e encaminha-a satisfatoriamente para uma FUNAI, FUNASA, SEXTA CAMARA, JORNAL, TELEVISAO…
Ou quando o guerreiro, por exemplo, junta a sua comunidade de dá uma palestra sobre algum tema especial… Quando resolve um problema de sua aldeia… Consegue tirar o lixo dela, organiza um mutirão, uma horta medicinal, uma área para agrofloresta… Cada Guerreiro irá escrever sua AÇÂO e publicar para a comunidade do ARCO DIGITAL ficar sabendo e se corresponder lhe outorgar o dente.

Por último na escala esta ganhar uma PENA. Só é possível ganhar uma PENA participando na elaboração de um projeto, e a prova é a copia do projeto. Este é um de nossos alvos finais, e não se pretende que ninguém faça isso logo, mas haverá prazo ate 15 de junho para chegarmos ate esse estagio.

Mas, as sementes não são todas iguais!
As pedras não têm todas o mesmo valor!
Cada tipo de dente traz uma energia diferente!
Cada tipo de pena simboliza diferente!

O sistema dará, quase matematicamente, quase automaticamente, as sementes e as pedras… Mas cabe a cada um de nos, através da AUTOAVALIACAO… Especificar a qualidade da pedra ou o tipo de semente que ganhamos. Pode também ser parte dos comentários do grupo opinar sobre o tipo de pedra que acreditamos que o outro participante ganhou. Que tipo de semente agente daria a outra pessoa pelo seu comentário.

Cada colar é único… Cada um tem o seu… Mas agente esta nesta caçada juntos e de alguma forma estamos nos colaborando nas nossas caçadas e nos influenciado em nossos colares. A AVALIAÇÂO além de ser formativa, pode ser divertida.

Vamos a exemplos:

1) Se um participantes não fizer nada por um mês ganhará uma UNHA DE PREGUISA… Se ganhar três UNHAS, ele será expulso da nossa comunidade.

2) Se alguém faz um comentário que fala de proteção poderá ganhar uma semente de MUCUNÃ… Se o comentário demonstra muito equilíbrio e harmonia, poderia ser uma semente de MERU… Se o comentário vier de uma sabedoria muito antiga, das alturas e for um tipo de comentário em extinção, poderá ser uma semente de JACARANDA… Cada povo tem suas sementes e seus nomes… Nesse jogo iremos conhecer as sementes e os nomes que outras comunidades têm! Os participantes poderão se intercambiar sementes… Se dar sementes… Sendo as sementes “presentes”, comentários

3) Se alguém escreve uma matéria cheia de amor, provavelmente a pedra que irá para seu colar poderá ser um QUARZO ROSA, se alguém escreve uma matéria brilhante, que traz luz para todos, provavelmente poderá ser OURO, se o que se destaca na matéria é uma historia muito antiga, poderá ser uma pedra fossilizada… A criatividade é toda nossa!

4) Haverá AÇÕES de espírito brincalhão como de macaco aranha. Haverá AÇÕES de muita valentia como de dente de ONÇA. Haverá AÇÔES realizadas em manada, em grupo, tal vez seja um dente de CAITITU para cada um…

5) Haverá projetos dignos de pena de GARÇA BRANCA, projetos de GAVIÃO, projetos de CORUJA, de AGUIA…

Pensamos em fechar este PRIMEIRO ARCO DIGITAL em 15 de junho.

Mas não queremos guerreiros de colar só de semente… Só comentando os outros, mas sem produzir…
Não queremos guerreiros só de colar de pedras, só produzindo, mas sem interagir com os outros…

Em 15 de junho, todos aqueles que tenham um colar com minimamente:

10 sementes, 6 pedras, 1 dente e 1 pena RECEBERAO nosso CERTIFICADO!

A Equipe de FACILITADORES do ARCO DIGITAL – Agradece sua opinião!

VAMOS LÁ PODEM COMENTAR ESTA MATERIA E GANHAR UMA SEMENTE!

PODEM IR NOS SEUS CADERNOS E ESCREVER SUA MATERIA E GANHAR UMA PEDRA TAMBÉM!