A tecnologia é boa para o o povo indígena Pankararu como também para outros povos.
A tecnologia é boa para se desenvolver, para buscar benefícios…
Antigamente… Antes dos portugueses chegarem… A gente tinha uma grandeza… muitas frutas, peixes, caças… Hoje com os portugueses que chegaram….mudou…Hoje buscamos avançar coma tecnologia…uma arma…estudamos..temos uma doutora…. A gente aprende no mundo moderno para buscar nossa vida melhor.

Tem algumas pessoas que tem medo do telefone… Eu era uma das pessoas assim. Aqui temos muitos índios com familiares morando for a… e usamos telefone… Tecnologia para nos desenvolver… motores para nossas casas de farinhas.

A tecnologia pode trazer coisas boas porque a gente se apropria dela conscientemente. A nossa juventude é consciente, é forte na nossa tradição, valorizando o que é nosso. Aqui vivenciamos diversas culturas…mas quase todos os índios são orgulhosos de sua identidade… Embora existam 3 ou 4 que suas bocas não digam isso dentre os 8.000 índios Pankararu… Aqui vivemos principalmente de agricultura…Vivenciamos a diversidade cultural….mas sabemos qual e a nossa cultura….e essa é a mais sagrada.

Eu tinha dificuldade com telefone… ficava nervoso… Hoje já mexo no computador… aprendo um pouco…Isso é muito importante para todos nos…e A gente trabalha essa consciência para os jovens que estão aprendendo a mexer no computador… Os jovens dividem assim seus conhecimentos com o mundo lá for a e aprendem muitas coisas

A nossa radio comunitária será muito boa para a Educação… Boa para passar os avisos de educação ou da saúde e ate de nossas tradições indígenas…. Chamar aos índios… Porque nossa área agora é 14.294 hectares de terra… Muitas aldeias… Tupã e as forças da Natureza nos permitam ter uma radia nossa, isso irá facilitar nossa vida.

A gente já tem um micro experiência em radio comunitária… Todos aqui gostaram muito… de passar recados… De receber recados… Aqui o mercadinho dava uma contribuição de 50 centavos para comprar os carregos… as pilas… A gente espera concretizar nosso sonho… Usar a radio para as lideranças..pajés….conselho tribal vir falar…temos cantores Pankararu…temos contadores de historias… A gente não vai se descaracterizar….falaremos de artesanato…louça..barro…

A tecnologia é muito boa para nos… porque temos que competir de igual para igual… Concurso público…vagas para trabalhos…. Hoje os índios tiramos muito boas notas… Mas como a política É MUITO SUJA… eles colocam, via corruptos sempre seus amigos mas nunca os índios…

Aqui temos um Projeto de Ervas Medicinais que foi feito através do computador… O Alexandre fez, ele estuda no computador… Ele pesquisa, ele investiga e daí ele jogou para FUNASA e hoje já temos esse projeto acontecendo. Com a internet fazemos nossas reivindicações… Ja denunciamos um posto de saúde que estava caindo e com a internet a gente conseguiu reverter o problema sem sair de nosso territorio.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. gostei muito da materia e é isso devemos esta cada vez
    mais divulgando nossa prazer de realizar as vitoria
    do nosso povo.

  2. A matéria está ótima,é como foi falo,”temos de competir de igual para igual”, tendo a tecnologia em nossas vidas, podemos mostrar ao mundo a nossa capacidade, o nosso empenho, podemos mostrar a nossa verdadeira história,que é uma história de luta, ñ baixado a cabeça a seu ninguém, mostrando assim, que ninguém é melhor que ninguém.

  3. A matéria está ótima,é como foi falo,”temos de competir de igual para igual”, tendo a tecnologia em nossas vidas, podemos mostrar ao mundo a nossa capacidade, o nosso empenho, podemos mostrar a nossa verdadeira história,que é uma história de luta, ñ baixado a cabeça a seu ninguém, mostrando assim, que ninguém é melhor que ninguém.

  4. eu…gostei…muito…vocês…devem…estarem…muito…felizes…eu…acho…que…deviam…esclarecessem…e…falarem…para…as…pessoas…que…vao…ai…que…vocês…eram…felizes…antes…dos…portugueses…chegarem…

  5. Eu quero deixar aqui uma sugestão para vcs fazerem um album de fotos com as fotos da vida nas comunidades, do cotidiano, das festas, das atividades escolares, do trabalho… enfim… seria muito bom se a gente pudesse ver mais fotos… num álbum…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here