Por Casé Angatu

 

A imprensa local (somada à Globo e Record) incita a população da região (Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, entre outras cidades) contra os Tupinambá e todos os indígenas. Ontem, ao voltar para Olivença (Território Tupinambá), fui abordado no ponto de ônibus no Salobrinho (bairro de Ilhéus) por duas pessoas desconhecidas que diziam nervosas: “vocês índios estão matando as pessoas”. Perguntei por que elas falavam isto e disseram: “deu na TV que vocês bateram e roubaram idosos em Buerarema”. Aleguei que aquilo que a TV mostra não é verdade.

 

A campanha de criminalização contra os Tupinambá é grande e articulada pelos ruralistas, imprensa local e não local. Estão querendo criar um clima de guerra e perseguições contra os Tupinambá. Por exemplo, a imprensa nada falou sobre o veículo que transportava estudantes na Serra do Padeiro e alvejado por pistoleiros no dia 14/08/2013 (veja: http://cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=7083&action=read). Da mesma forma, a imprensa nada disse sobre a absurda “reintegração” (invasão) de posse no final de julho numa área localizada no Acuipe onde existe uma unidade da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Olivença e um Posto de Saúde.

 

Com isto parte da população é manipulada e colocada contra os Tupinambá. Uma demonstração disto foi a manifestação de ontem (16/08/2013) na BR-101 em Buerarema. Durante a mesma dois veículos da SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) transportando doentes indígenas e não indígenas, incluindo crianças, foram queimados. Acreditamos que esta manifestação foi articulada por ruralistas locais, gerando este ato de extrema gravidade e violência.

 

As retomadas legítimas estão acontecendo no processo de auto demarcação porque o atual governo e sua (in)justiça demoram em assinar a demarcação feita pelo Relatório da FUNAI em 2009. Por isto a principal culpa é do estado e sua (in)justiça.

 

– Os Tupinambá não estão invadindo fazendas e sim retomando terras que estão na área de demarcação feita pela FUNAI em 2009.

 

– As agressões que dizem serem feitas pelos Tupinambá não fazem parte deste processo de retomada.

 

– Não faz parte das retomadas saquear, roubar, torturar e destruir o patrimônio. Aliás, para que os Tupinambá iriam saquear, roubar e destruir o patrimônio se a ação é de retomada?

 

– Os pequenos produtores e trabalhadores rurais são respeitados na ação de retomada porque são considerado como possíveis aliados na luta contra a exploração feitas pelos fazendeiros ruralistas – este sim inimigos.

 

– A imprensa, sem prova nenhuma, está alegando que os Tupinambá saquearam, roubaram, torturaram e destruíram o patrimônio de três idosos pequenos produtores e trabalhadores rurais (leia a matéria linkada abaixo para perceber um pouco da campanha de difamação e sem comprovações). Repetimos: não existe nenhuma prova que foram os Tupinambá. Alegam isto para colocar a população local, regional e nacional contra os Tupinambá.

 

Por isto ressaltamos: o governo dilma e (in)justiça federal (grafados aqui com letras minúsculas porque assim eu os vejo) são os principais culpados pela criminalização, perseguições prisões, mortes e toda violência contra o Povo Tupinambá e demais Povos Indígenas (grafados com letras maiúsculas porque assim somos) neste lugar que alguns chamam de país. Enquanto não ocorrer a imediata assinatura da demarcação do Território Tupinambá em Olivença e Serra do Padeiro (relatório feito pela FUNAI a cinco anos em 2009) o Povo Indígena Tupinambá será ameaçado, criminalizado, morto, preso e perseguido.

 

Evidencia-se ainda que os Tupinambá e demais Povos Indígenas são levados a realizarem a auto demarcação de seus territórios porque o atual governo está aguardando a aprovação das PECs 038/1999, 215/2000 (entre outras), PLP 227 (já aprovada), Novo/Velho Código Florestal (já aprovado), Portaria 303 da AGU, o sucateamento da FUNAI e alteração no processo de demarcação. Medidas para aumentar ainda mais o poder dos ruralistas nas decisões de demarcação.

 

Em outras palavras: o governo dilma pactua com os ruralistas contra os índios. Ao fazer isto está conduzindo o estado brasileiro e sua (in)justiça a declararem guerra os Povos Originários deste país.
A cada dia cresce a revolta Tupinambá aqui em Olivença e Serra do Padeiro. A situação já passou dos limites e não dá mais para esperar do atual governo e (in)justiça. Por isto a auto demarcação estão ocorrendo e as agressões contra o Povo Tupinambá aumenta a cada dia.

 

É preciso a imediata assinatura do Relatório de Demarcação já publicado pela FUNAI em 2009.

 

O fim imediato de “reintegrações” (invasões) de posse.

 

“É TUPÃ NO CÉU

E OS ÍNDIOS NA TERRA

BORA VÊ QUEM PODE MAIS!”

 

AWÊRE MEUS PARENTES!

 

Veja o link do CIMI sobre o atentado contra os estudantes:

http://cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=7083&action=read

 

Veja os links de um destes veículos que divulgam informações, por vezes, contrárias aos índios:

http://www.pimenta.blog.br/2013/08/16/protesto-contra-ataques-de-tupinambas-fecha-br-101-em-buerarema/

http://www.pimenta.blog.br/2013/08/16/buerarema-manifestantes-ateiam-fogo-em-dois-veiculos-que-transportavam-indios/

 

 

 

fogo2