Onde caçar, onde pescar, nós povos indígenas temos receio de caçar, temos medo de matar uma paca, e esta ser a ultima paca que existe naquele resto de mata, temos medo de matar um tatu e ele ser o único que escapou das mãos dos caçadores.
Os pequenos rios, pela falta de reflorestamento estão diminuindo bastante o nível d, água, as represas poluídas, então como sobreviver em meio a tanta destruição.
Queremos chamar a atenção do órgão responsável pelo meio ambiente, que não deixem o nosso Brasil lindo em belezas naturais, se acabar nas mãos dessas sanguessugas, pessoas se escrúpulos que só pensam em si mesmo.
Mais nem tudo esta perdido, basta lembrar que a união faz a força, se nós e todas as pessoas de bem que lutam por essa causa lutarmos juntos, com denúncias a esses criminosos do meio ambiente, com reflorestamentos nas áreas que estão escassas, principalmente nas margens dos nossos rios e quem sabe assim no futuro possamos ter uma visão diferente da que temos hoje.

Puhuy-pataxó hãhãhãe

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. PUHUY: Muito importante o que voce nos traz.
    As populações indigenas tradicionalmente viveram em harmonia com a natureza… Sempre foram ECOLOGISTAS antes de sequer os Homens perceber a problematica… Praticavam a ECOLOGIA muito antes de alguem criar essa palavra.

    Hoje conhecimentos tradicionais… sabedorias indigenas se juntam a conhecimentos “tecnicos”…’a “Ciencia do Branco”… para reverter as catrastrofes criadas pela “sociedade modderna”…..
    Prestemos atencao…. AGROECOLOGIA..AGROFLORESTA… é bom pesquisar sobre esto…pensar sobre esta situação que voce nos relata que esta sendo cada dia mais comum…

    É bom ler, conhecer das leis…Fiscalizar o IBAMA, se valer da FUNAI, das intancias executivas e legislativas…Municipais, Estaduais e federais… Usar a comunicacao, a educacao…CONSCIENTIZAR sobre tudo isto…. DIVULGAR este pronlema…. NAO PARE continue, se aprofundice, divulgue… Crie a REDE VERDE NOS INDIOS ONLINE.

  2. Puhuy, para começar quero dizer que vc escreve muito bem e que deve continuar escrevendo e gritando ao mundo a sua realidade que é a realidade triste de nosso planeta.
    Medo de caçar, em sua cultura, significa medo de tentar sobreviver…o caos é tamanho q chegamos a esse ponto.
    Deus escolhe seus guerreiros e certamente vc é um deles, pois tem a coragem e a força de GRITAR e mostrar sua realidade.
    Obrigada por existir…
    A Luta Continua…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here