Sentiram a necessidade de se organizar e formar um grupo maior ou até mesmo formar uma associação, a qual os ajudasse a escoar suas peças de artesanato e funcionasse como instrumento de revitalização das tradições artesanal de Pankararu. A mesma surgiu como meio de ajuda complementar, auto-sustentável.

Desde então foram convidados demais artesões a participar. Hoje a Pankaruarte com sede na Aldeia Brejo dos Padres é constituída por 17 artesões de diversas localidades da etnia Pankararu, na sua maioria formada por mulheres, que trabalham com artigos em sementes, palha, fibras, madeira, cerâmica, tecidos, pintura, etc.

Tendo em vista como objetivos: promover, divulgar e repassar este conhecimento para as futuras gerações Pankararu, conscientizando à importância da preservação do nosso grande tesouro, a Cultura Artesanal Pankararu.

E num futuro próximo logo após a sua legalização e adquirirmento do CNPJ, buscarem parcerias com entidades civis, congêneres e ONGS, para desenvolver oficinas de ensino artesanal e pedagógico para conscientização dos valores culturais do nosso povo Pankararu.

Sandra Monteiro (Sandrapank)
E-mail:sandra_monteiropank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. òtima materia pankararu força e coraguem para vc escrever muito e muito e que Deus te der muita força e leve a serio o seu trabalho com seus nossos povos Pankararu.

    grande abraço valeu

  2. Achei muito interesante a matéria, não só pelo fato de se estar falando de algo que retrata alma de um povo, como pelo fato da organiuzação do povo para manter esta alma deste povo viva.
    É brilahnte o projeto meus irmãos levem à frente este projeto torço por vocês, para que diante das propostas que surgiram de se fazer mais artesanato vocês não estejam sendo equivocados, e acabarem vendendo a magia que tem eu seus artesanato ue são representações de peças que para muitos são objetos sagrados, o cuidado é para não banalizar o sagrado que existe representado pelas as peças de cada artesanato, que a ganacia em vender mais e mais não afastem de seus irmãos.
    Mas é isso ai bom trabalho para todos espero visitar a comunidade de voces.
    “Arrancaram nossas folhas, podaram nossos galhos, cortaram nosso tronco. Mas nunca arracaram nossas raízes”
    Força a todos os guerreiros e guerreiras!!!

  3. Parabéns pelo seu belo trabalho de divulgação da nossa cultura Pankararú. Tenho um orgulho muito grande do nosso povo procuro sempre está ciente dos fatos aqui de casa no Real Parque em São Paulo via internt.
    Parabéns mais uma vez.
    Cordialmente
    Edcarlos (Carlinhos)
    Real Parque – São Paulo-SP

  4. O artesanto é remente uma riqueza,que vem passado de pais para o filhos deixando o que tem de mais bonito nos homens as lembranças.
    Do convivio entre o homem e a natureza.
    Parabéns pela iniciativa.

  5. artesanto é remente uma riqueza,que vem passado de pais para o filhos deixando o que tem de mais bonito nos homens as lembranças.
    Do convivio entre o homem e a natureza.
    Parabéns pela iniciativa.

    Que bom!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here