A Fundação Cultural do Piauí (Fundac), através do Conselho do Memorial das Nações Indígenas (MNI), órgão do Governo do Estado, definiu a programação para a Semana do Índio que será realizada no período de 14 a 17 de abril de 2009.
Em reunião realizada esta semana no auditório da Fundac, o presidente do MNI, Severino Santos, definiu com os conselheiros da instituição e convidados, a programação da Semana do Índio, que será realizada no Museu do Piauí e com projeção de filmes na Sala Torquato Neto, do Clube dos Diários a partir do dia 13, em Teresina.
Participaram da reunião para definir a programação da Semana do Índio, o presidente do MNI, conselheiro Severino Santos; a diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros; o jornalista e conselheiro, José Fortes (Sinjorpi); o pesquisador Milton Florêncio, da Fundac, secretariando dos trabalhos; a pesquisadora Lúcia Dias, idealizadora da Brigada Mandu Ladino e o pesquisador Genivaldo Camêlo de Castro, também da Brigada Mandu Ladino.

No dia 14, terça-feira, a partir da 8 horas da manhã, será a abertura oficial no Museu do Piauí, em solenidade presidida pelo governador Wellington Dias; com participação da presidente da Fundac, Sônia Terra; a diretora do Museu, Dora Medeiros e outras autoridades e convidados.

Na abertura acontecerão apresentações artísticas, serão servidas comidas típicas dos povos indígena. Às 10 horas, haverá palestra subordinada ao tema “História dos Índios do Piauí, proferida pela historiadora e pesquisadora Claudete Dias, com mestrado em História do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Às 11 horas, segunda palestra proferida por representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), de Brasília, sob o tema “Índio – Remanescentes no Nordeste: realidade e perspectiva”.

No dia 15, quarta-feira, a partir de 8h30, palestra antropológica proferida pelo escritor e acadêmico Reginaldo Miranda, da Academia Piauiense de Letras, sob o tema “A Conquista do Sertão de Dentro: um genocídio na América”.

Ainda no dia 15, às 9h30, haverá palestra governamental a cargo de gestores do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Juventude.

Na quinta-feira, dia 16, a partir das 8h30, acontecerá mesa-redonda com o tema “Saúde Indígena”, com palestra antropologia, com a pesquisadora Laureni França, da UFPI, além de palestra governamental proferida por representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Na sexta-feira, dia 17, às 8h30, também no auditório do Museu do Piauí, será a vez de mesa-redonda com o tema “Educação e Cultura Indígena, com os subtemas “A importância da jurema na identificação cultural dos indígenas piauiense, tendo como palestrante o pesquisador Paulo Machado; e às 9h30, palestra governamental a cargo de representantes da Fundac, Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) e do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite pessoal do índio online sou decendente de índio e gostaria de manter contato com o pessoal dos itacoatiaras de piripiri sou um ciclista meio aventureiro que procuro por muito tempo um contato com esse povo ficaria muito gratos se vcs mim ajudasse a manter um contato com meu povo grato pela atenção.índio apache

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here