Imagem de Amostra do You Tube                                  

 

A assembléia micro-regional da APOINME deu-se inicio do dia 17 de agosto de 2009 e foi até o dia 19 de agosto de 2009. Com o objetivo de escolher os coordenadores das micro-regiões Sul e extremo-sul da Bahia e Minas Gerais e Espírito Santo, além deste grande objetivo tinha também como intuito apoiar as lutas do povo indígena Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe que estão passando por um momento muito difícil de discriminação e preconceito por conta da demarcação das terras aqui no sul da Bahia.

Na primeira mesa foi montada no dia 18, estava lá a cacique Ilza do povo Pataxó Hãhãhãe. Ela ressaltou pontos muito importantes nas lutas dos povos aqui do sul da Bahia:

·         A luta da mulher no Movimento indígena enfrentando as barreiras do preconceito vindo de suas próprias comunidades.

·         A conquista do território Pataxó Hãhãhãe.

·         As lideranças antigas e as lideranças novas dentro de seu povo.

·         A descriminação para com as lideranças femininas indígenas, vinda por parte de órgãos responsáveis a atender o indígena.

 

Estava lá também na primeira mesa o representante pataxó, o liderança Irajá que também ressaltou muitos pontos importantes.

·         União entre os povos indígenas para o fortalecimento dos povos, ou seja, um povo ajudar outro quando preciso ou solicitado.

·         Criminalização das lideranças.

O cacique Ramon do povo tupinambá falou que:

·          Discriminação vinda por parte dos fazendeiros e políticos da região.

·         Violência da policia federal para com os indígenas.

·         Batalha vencida com o afastamento dos oficiais da policia Federal  que agrediu os indígenas na região do sul da Bahia.

·         A mão de obra indígena explorada pelos latifundiários.

·         O medo do indígena ao se assumir como indígena por conta de ameaças vinda por parte dos latifundiários.

Estava na mesa o mais um povo que se levantou, representados por Juvenal Payaya.

A segunda mesa foi composta pelos representantes das comunidades indígenas de Minas Gerais e Espírito Santo. Que colocou assuntos iguais aos das comunidades do sul e extremo-sul da Bahia.

Logo após a segunda mesa tivemos conversas com o representante da CGDDI, o coordenador substituto o Matheus Terena, que se disponibilizou a ajudar as comunidades com uma grande parceria com a APOINME.

Logo após o parente terena colocar-se, o coordenador executivo da APOINME mais conhecido como Zé de Santa colocou alguns pontos.

·         A política partidária dentro das aldeias, desunindo os povos indígenas cada vez mais.

·         Os esclarecimentos sobre o estatuto da  APOINME.

No dia 19 então chegou o grande dia foi quando escolhemos nossos representantes para as coordenações micro regionais.

No sul da Bahia ficou na responsabilidade Luis Titiah Pataxó Hãhãhãe como coordenador e Valdenilsson Tupinambá como seu suplente, no extremo-sul da Bahia ficou Irajá Pataxó de Coroa Vermelha como coordenador e Puhuy Pataxó do Curumbauzinho como seu suplente.

Nossos parentes de minas Gerais e Espírito Santo deixaram para decidir depois entre eles lá na região e depois mandar para APOINME.

Foi isso e assim foi a assembléia micro-regional da APOINME (articulação dos povos e comunidades indígenas do nordeste Minas Gerais e Espírito Santo)

 

Escrito por: Curupaty Abaeté Tupinambá

e-mail: curupaty@indiosonline.org.br

Cel: (73) 9965-3310

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Grupo Gestor da rede Índios On-line, liderança do povo Tupinambá de Olivença, Representante Jovens da Aldeia Itapuã

1 COMENTÁRIO

  1. parabens curupaty parabens indiosonline o representante curupaty deu uma grande força a equipe apoinme registrando o evento e que cada vez mais a apoinme e indiosnline se afinen em seu ideais para contrubuir para o movimento indigena nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here