As Crianças Que Moram Fora da Aldeia

Fazendo uma pesquisa com as crianças que moram fora da aldeia, percebi que todas sentem a falta de voltar a morar na aldeia, elas dizem que na cidade não tem liberdade para brincar com os amigos, pois á violência estar muito maior do que na aldeia.
Na verdade seus pais só saíram daqui, por causa do trabalho, muitos não tem terra para trabalhar, não tem emprego fixo, não tem oportunidade de arrumar algo melhor, pois o grau de escolaridade não é suficiente para que eles possam ingressar no trabalho que a aldeia tem oferecido, por exemplo, professor, enfermeira, agente de saúde entre outros.
Com todo esse sofrimento a aldeia vai perdendo cada vez mais a sua população que já não é mais como era antes, pois grande parte do nosso Povo foi morar fora tentando outros meios de sobrevivência; Até nossos jovens vão em busca de um mundo com mais oferta de trabalho e diversão, estudam fora, trabalham seja lá onde for para conseguir se manter. Porque em nossa comunidade estar muito difícil, não temos materiais para fazer artesanatos, as caças já não existem mais e vivem os que ainda pescam e dão dia de serviço nas roças dos posseiros ou dos parentes Truká nas suas ilhas ao lado. Esperamos que um dia estes problemas se resolvam, para nosso Povo em fim um dia morar todos juntos no mesmo lugar onde nasceram e criaram raízes, quem nos dará este DIREITO?

CRISTIANE TUMBALALÁ
POP: TITA