Acompanhando os trabalhos manuais de forma tradicioal dos Kariri-Xocó,observamos que os artesões aprenderam várias técnicas na confecção de objetos belíssimos como: arco,flechas,potes, panelas, brincos, tacapes,cachimbos,etc
todos tirado como matéria prima da natureza.
A floresta tiram sementes nativas, para fazer brincos de penas de aves, sementes de árvores, da madeira, são criados cachimbos de angico Xanduca, arco-flecha. Da terra, as mulheres tiram a argila para fafricar potes de barro, assim como panelas para cosinhar seu cardápio local.
O artesanato é uma arte nativa onde a cultura fica materializada, em arte plumária, cerâmica, armas de caça, objetos de ussos e costumes como cachimbo, pilão, cocares, pulseiras, colares, uma infinidades de coisas do universo tribal, segundo uma visão cultural do mundo.
Ficha Técnica: Redator Nhenety, Fotógrafo e Câmera de

Vídeo Wykay Kariri-Xocó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Meu nome é Thais sou de São Paulo minha sogra Mariluce Pires Silva também mora em São Paulo, é india da tribo Kariri-Xocó que há 12 anos não vê seus familiares e amigos de Alagoas até uma semana atrás ela não conseguia te contato com eles nem por telefône com muita pesquisa e ajuda ajuda do conselho tutelar de Alagoas que foram até lá e conseguiram localizar Maria das Dores Pires Murá mãe de minha sogra que com 12 anos sem se falarem não sabia nem se a mesma viva estava, porém com essa grande ajuda Mariluce falou com seu irmão Inucêncio que trabalha na aldeia e lhe disse que com a declaração que minha sogra tem comprovando que ela é indigena ela consegue passagem para ir visitar sua familiacomo a mesma não tem condiçoes finaceiras pois está desempregada. E Gostaria de saber se alguém pode me informar como ela faz para conseguir as passagens que documentos são necessarios se seus filhos também tem esse direito.
    Muito obrigada Aguardo ansiosa resposta.

  2. Meus amigos, não sou Indio, mas um admirador e respeitador de seus costumes e origem. Gostaria de uma ajuda de meus irmãos de patria.
    Estou a procura de um cachimbo feito de madeirade fabricação artesanal. Por favor se alguem puder ajudar ficarei agradecido.

    abraços e boa sorte a todos nações Indigenas.

  3. Oi Carlos Alberto, na cidade de Embu das Artes tem uma loja especializada em produtos indigenas e eles tem esse tipo de cachimbo que vc procura, e muitos outros tipos tbm.

    Segue contato.

    Yanomami
    Tel. 11 4781-2778
    R. N. Sra. Do Rosário, 13 – Embu das Artes – Centro

  4. Olá. Procuro contato para adquirir cachimbos de angico em pequenas quantidades (10 a 20 unidades por pedido). Existe algum site ou contato de Alagoas que eu pudesse pedir?
    Moro em Alto Paraíso de Goiás.
    Grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here