A comunidade Pataxó Hãhãhãe reuniu na área indígena da região da Água Vermelha para desenvolver o projeto de artesanato com apoio da associação AHIAV (Associação Hãhãhãe Indígena de Água Vermelha). Que contamos com participação das mulheres, crianças, anciã, jovens, que se reúna a todo finais de semana na residência da anciã Dona Maura para fazer artesanatos como: colar, brinco, tanga, bolsa… O encontro tem finalidade em fortalecer a cultura e desenvolver para nosso povo, pois sabemos que a cultura marca a historia dos nossos antepassados aonde nós vem cultivando o nosso ritual praticado pelos nossos anciões hoje que vêm nos ensinado seus rituais.

Também constituímos artesanato para venda, pois o recurso que adquirimos é para dá continuidade ao projeto na compra de materiais de sementes e maquias para perfuração de fruta de colares. E realizar outros projetos pendentes na aldeia.

Eu Bainan, para mim este projeto é muito importante porque ajuda a resgatar a nossa cultura que em algum momento se encontra esquecida, mas com este incentivo de auxilio aproxima na harmonia com nosso povo e nosso meio que convivemos…

Também é um caminho na busca de autonomia para nosso povo… Pois com tudo que eu aprendo a confeccionar artesanato vou esta compartilhando com outros parentes.

Bainan Pataxo
bainanpataxo@bol.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Esse projeto é muito impotante,pois além de um resgate cultural,pode ser para a comunidade um modo de sobrevivencia,esse projeto vai ajudar a fortalecer a cultura ainda mais!

  2. OLÁ é muito bom se pensar em um projeto desta naturexa porque só vai fortalecer a nossa cultura e tambem mostrar que só somos fortes quando preservamos a nossa cultura,que só assim ficaremos mais fortes ok.

  3. Viva as mulheres!!! para vencer os desafios é preciso união e força de vontade e as mulheres são capazes de avamçar atraves de IDÉIAS concretas com objetivo real. Eu parabenizo-as pela iniciativa e pela coragem feminina de vencer os desafios mesmo com todas as dificuldades encontradas.
    Todo ser humano só faz parte de uma sociedade se realmente for organizado… senão morrerá como eremita. Sem cultura não há nação, por que cultura é vida, história, aprendizado e organização.

  4. É muito boa estas ideias, juntos resgatar-mos a sabedoria que os nossos atepassados deixaram, esta é minha mãe MAURA TITIÁ, filha de dois indios primitivos que vieram do mato, eles se foram, mais deixaram suas raizes, que a familia TITIÀ, onde temos o orgulho de deixar marcado este nome, com a minha mãe que continua na luta e minhas tias MARIA GRANDE E MARIA PRETA, que jé se foram, deixaram uma nova geração onde está chegando quase 100, pessoas do povo BAYNÃ.
    Nós temos que preservar as nossas culturas e tradições, com fé em TUPÃ nós vamos vencer, com o apoio de pessoas que apoiam a nossa luta, que realmente levanta a bandeira dos pataxó hã-hã-hãe.
    Quero deixar a minha ópinião, é muito bom e importante este trabalho, eu não estou presente, mais com certeza tem meu apoio, e vasmos colocar os projetos prá frente e buscar recursos, para o deeselvovimento das atividades, o povo estar crecendo e precisa de espaço para trabalhar, meus parentes eu fico por aqui. e estou muito feliz, pois se trata de meu povo sangue do meu sangeu.
    ABRAÇOS.

  5. O grupo de artezanato é uma muda de árvore que já foi plantada com muito carinho, e que esta sendo tratada co muito amor para que dar bons frutos. Os membros envolvidos estão de Parabens. Para mim que sou presidente da AHIAV fico orgulhoso e muito feliz, por pouco tempo que a nossa associação existe já estamos conseguindo fazer a diferença, que Tupã continua abençoando os nossos parceiros e os nossos projetos.

  6. parabens m,eu parente nyti baixu=muito bonito trabalho!
    esto com saudades de todos em breve estareia ai!arços!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here