MEMORIA K-X  . V 074   As mulheres indígenas Kariri-Xocó , localizados no município de Porto Real do Colégio, Estado de Alagoas, tem na atividade ceramica a sua maior expressão cultural marcante na história de nosso povo. Durante o períodos de crise foi neste trabalho que as mães de famílias sustentavam sua casa, trocando as peças por alimento, outras vezes vendiam nas cidades circunvizinhas.  Estamos preocupados com nossa cultura, as mulheres que trabalham na ceramica, estam ficando velhas, as jovens não querem seguir esta arte tão importante para os Kariri-Xocó. Como vai ficar sem a ceramica  na tribo, os indígenas estão comprando geladeiras,  estão esquecendo nossos vasilhames da argila da terra, uma tradição passada de geração em geração, devemos incentivar mais nossa cultura para a continuidade da Arte Ceramica Kariri-Xocó. Sabemos que não podemos parar o progresso, a globalização, mas a valorização de nossas tradições faz o diferencial da especificidade de cada povo indígena, tem suas particularidades. Casa povo indígena, tem um ponto forte de sua arte e cultura, para nós a Ceramica seria como uma traço marcante das mulheres de nossa tribo. Ainda obervamos  nos cantos das casa  potes com água potável, mas as jovens acham chique beber água de geladeira. Isso acontece em todos os povos indígenas, muitos jovens valorizam muito os produtos que vem de fora, não deveria ser assim, porque sem nossa cultura seremos um povo igual aos outros, a diversidade faz nosso Brasil mais rico e o mundo mais bonito. Nhenety Kariri-Xocó.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Sebastian, nas convesas que tivemos durante o Encontro RISADA, a Ceramica Kariri-Xocó não foi muito viavel pela questão do transporte, correio, custo de peso e volume. Mas poderemos conversar sobre isso, ver a melhor possibilidade. Abraços Nhenety Kariri-Xocó.

  2. A cutura não pode morrer.Nhenety, procure inovar, as pessoas gostam de peças bonitas para decorar a casa e voces podem criar uma série
    de objetos bonitos em ceramica como vasos grandes e pequenos podem fazer jarras para sucos em seramica ,canecas, sopeiras e muitas peças decorativas podem usar seus desenhos e cores. e pode uma vez por mes reunir as crianças e principalmente as adolescentes para aprenderem deixando elas criarem livremente.
    Procure fazer uma oficina e encentiva-las arte bem feita da um bom
    dinheiro e é um trabalho gostoso elas serão chamadas artesãs o nome ja é lindo! encentive-as mesmo estudando elas podem didicar algumas horas do dia ao trabalho.Deus as abençoe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here