Na tarde de ontem por volta da 17 horas, um carro tipo Celta se aproximou da area que está ocupada pela a comunidade Pataxó hãhãhãe. Chegou em uma velocidade, dando um cavalo de pau, virando a frente do carra para a estrada de sentido de quem vai de Pau Brasil a Itaju do Colônia. foi parando e derrepente um dos ocupante do carro começou a dispara contra os indigenas que está na sede da fazenda retomada, nessa hora, foi um momento muito tenço para os as mulheres e crianças indigena que está na sede. Foram efetuado vários disparos, por sorte nenhuma da comunidade foi prejudicado pelos os tiros. Segundo relatam os parentes indigenas  presente. Ao retorna com o carro os pistoleiro no caminho tentaram pára dois indios que vinham de moto, aonde os indios reconhecendo que se tratava de pessoas estranha, acelerou mais forte na moto, aonde foi seguido pelo o referido carro e tentaram mobilizar os indigenas a tiro. Isso fez com que os indios ficasse mais de alerta, pois essa areas retomada é de grande periogo, pois consentra muitos fazendeiros que é da época do coronealismo, eles são capazes de contratar homens de natureza mau para prejudicar os povos indígenas.

Próximo das áreas retomadas segundo os parentes, estão cheio de homens fortemente armados, no período da noite ouvimos vários tiros. e que não permite que os indignas durmam tranqüilamente. O local é distante da cidade.  Os indios presente na hora do fato diz que as armas  utilizado deveria ser de grande  porte e  potentes, deviduo o extragor causado no local, comparado a distancia que ouve os disparos.

Os Pataxó Hãhãhãe estão determinados a permanecer na áreas, e pede a  justiça possa agora fazer o seu papel, devolvendo as nossas terras. As fazendas que antes servia para criatório de gado, de hoje em diante acreditamos que ela possa servir para buscar  a sustentabilidade de várias familias indígenas que vivem a margem da linha da pobreza. e assim evitaríamos que mais de nossa terra fosse destruída, já que foi comprovado desmatamento por parte dos fazendeiros.

Os índios Pataxó Hãhãhãe, está cansado de esperá pela a justiça, que anda lenta como uma tartaruga. Enquanto as “autoridade retarda o julgamento de nossas terras” tem índios morrendo assassinados. por falta de condições melhores para poder cuidar da saúde, de uma educação e alimentação de qualidade. Sendo que essas terras nos pertence temos prova, e a STF, continuam deixando o povo indígenas amingua.

Através da rede indios online, levamos para a sociedade que nos ajude, a cobrar das  outoridades desse país , que assuma a nossa causa com carinho  e não permita mais que um pai de familias perca a sua vida nessa luta árdua e necessária.

Cominidade Pataxó Hãhãhãe

APOINME

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

6 COMENTÁRIOS

  1. Diante de tal violência, procurem coletar o máximo de provas possíveis,como fotos dos carros, pistoleiros,placa dos carros,videos e testemunhas.
    Com todas essas provas em mãos,divulguem em todos os meios de cominicação,vamos fazer todo o Brasil saber quem são essas pessoas,mas somente com relatos não é suficientes,boas imagens são bem fortes e ajudam até nas decisões da justiça.
    Conseguindo boas imagens e fotos,vamos divulgar na internet e youtube,tenho certeza que a mobilização terá muita repercursão.

  2. É UMA VERGONHA PARA AS AUTORIDADES O QUE ESTÁ ACONTECENDO, ELES FAZEM VISTA GROSSA QUE Ñ VER OS PISTOLEIROS É UMA TERRA SEM LEI.. LÁ E A VOZ DOS DITADORES E O DINHERIO QUE MANDA..AGORA SE APARECER UM DELES MORTO RAPIDAMENTE A POLICIA CHEGA QUEREM PREDER INDIOS… QUEREM ACHAR CULPADOS NO MEIO DOS INDIOS, COMO É DE COSTUMES ESTES TIPOS DE COISAS ACONTECER.
    SÓ PARA LEMBRAR A SOCIEDADE, QUE NA HISTORIA DE LUTA DO POVO PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE, NO DECORRER DO TEMPO ONDE FORAM MORTOS VÁRIAS LIDERANÇAS, ATÉ QUEM FIM ONTEM FOI UM BANDIDO PRA CADEIA O FAMOSO ” GILBERTO ALVES DE BRITO” ISSO DEPOIS DE MUITAS QUEXAS NO MINISTÉRO PUBLICO E NA POLICIA FEDERAL, DE ILHÉUS. ESTE ELEMENTO SÓ Ñ FEZ BARBARIDADES COM OS INDIOS, ELE JÁ COMETEU OUTROS CRIMES, COMO POR EXEMPLO, DE MATAR ANIMAIS SILVESTES E COLECIONAR OS FETOS DOS ANIMAS EM CONSERVAS COM ALCOOL FORAM REGISTRADO TUDO ISSO, SEM FALAR DA CARTA QUE SUA IRMÃ EVIA ONDE COMPROMETE O MESMO, EM UM ASSASSINATO QUE FORAM ENTREGUE PELOS OS PARENTES AO MINISTÉRIO PUBLICO EM ILHÉUS… ESPERO QUE AS AUTORIDADES FAZ O SEU PAPEL QUE SEJAM PROFICIONAIS, CHEGA DE IPUNIDADE, VAMOS FAZER JUSTIÇA, VAMOS COLOCAR OS CULPADOS NA CADEIA.
    EU PESSO A MEU PAI TUPÃ QUE NOS PROTEJA, QUE DOMINA OS CORAÇÕES DESSES BANDIDOS QUE AS MALDADES SEJA COMBATIDAS EM NOME DE TUPÃ..

    EU FICO POR AQUI, COM MINHA OPINIÃO, E QUERO DEIXAR O MEU ABRAÇO PARA MEUS PARENTES INDIOS E Ñ INDIOS..

  3. Hoje de manha recebei varios recados no meu celular…

    0645 o recado era: “A retomada foi invadida pelos pistoleros hoje pela manha, só quem esta na área são os homens, as mulheres foram obrigadas a sai. ESTA VENDO UMA GUERRA HORRIVEL, por favor entre em contato com a funai para ajudar no reforço, Yonana diretamente da retomada”

    Existem uma corrente para divulgar os acontecimentos diretamente da retomada…
    Alguns indigenas tem CELULAR….

    Jornalistas ou qualquer pessoa que puderem ajudar – podem solicitarme os telefones das pessoas atraves do email contatos.thydewas@gmail.com

  4. Nação Pataxó,

    Sei que luta é ardua! Mas sei também bravos guerreiros, que nunca esperamos que fosse diferente!
    Os mesmos homens que mataram, sacrificaram e dizimaram, jamais entenderam e aceitaram a coragem desse Povo forte e guerreiro, na luta por aquilo que possuem de mais sagrado: SUA TERRA! A Terra que representa toda a força e origem dos povos indígenas. Terra que foi covardemente tomada, a custa de tantas vidas.
    Avante Guerreiros! Toda a luta será recompensada!

    Saudações a todos vcs! Meu coração está com vcs!

    Sara Spinola

  5. […] 07 de octubre: Hombres armados disparan a los indios en la tierra recobrada: “Ayer por la tarde, alrededor de 17 horas, un automóvil de tipo celta se acercó a la zona que está ocupada por la comunidad Pataxó Hãhãhãe. Llegó a una velocidad vertiginosa. Se detuvo y se empezó de repente uno de los ocupantes del coche a disparar contra los indígenas que estaban en la casa principal de la estancia recobrada. Fue muy estresante para las mujeres y los niños indígenas que estuvieron presentes. Por suerte, nadie de la comunidad se vio afectado por los disparos. Eso hizo com que los indios se mantengan más alertas. Cerca de las zonas recobradas hay varios hombres fuertemente armados. En la noche escuchamos varios disparos, que no nos permiten dormir bien. Los Pataxó Hãhãhãe están decididos a permanecer en la zona, y pedir que la justicia pueda ahora hacer su parte mediante la devolución de nuestra tierra. A través de esta red de indios en línea, le pedimos a la sociedad para ayudarnos a recoger las autoridades de ese país para que se encarguen de nuestra causa con amor y no permitan que los padres de las familias pierdan la vida en esta lucha ardua y necesaria.” Por Comunidad Pataxó Hãhãhãe , APOINME. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here