Apresentação musical de Cristino Wapichana no 31º Femucic – Festival de Música da Cidade Canção na noite de 23/05/09 no Teatro Kalil Hadad.

Em sua apresentação Cristino Wapichana dedicou a música Kaimenal a todos os povos indígenas do Brasil.

A música Kaimenal ( PAZ ) foi uma das 58 músicas selecionadas entre as 676 inscritas no Femucic, oriundas de todo País.O Femucic não tem caráter competitivo e sim de mostra, proporcionando a interação entre os artistas, platéia e os promotores um ambiente festivo. Desta forma, podemos ver a rica diversidade musical brasileira que tem sido produzido nos diversos cantos do País e trocar experiências diretas com os criadores de “Arte sonora”.

A primeria participação Cristino no Femucic foi em 2006 com a música Kazanda`wyn ( sonho ). Agora em 2008 com a mudança no regulamento do festival todos os indígenas brasileiros podem se inscrever e competir de igual pra igual com os demais compositores do País. Kaimenal ( Paz ), foi composta durante uma oficina com jovens na comunidade indígena de Canauanin em Roraima em 2005.

Cristino Wapichana diz “A música é uma reflexão sobre o mundo e a pessoa humana. Tenho a visão de fazer a pessoa parar e refletir sobre o ser na Terra, sobre o ser que ainda reconhece as coisas belas e busca a paz. As pessoas hoje não dormem mais, pois ficam preocupados com um monte de coisas”.

Pergunto a Cristino Wapichana que também é meu afilhado no projeto Celulares Indígenas, como foi para ele estar ali recebendo um premio e sendo reconhecido como um indígena e por sua musica , ele diz “O peso da responsabilidade de ser o unico representante do meu estado e mais ainda dos povos indigenas todos”.

Mas além de compor e cantar musicas ele também é escritor e na literatura, lançar seu primeiro livro infantil , “A onça e o fogo”. A obra, com distribuição nacional, saiu pela editora Manoli.
“É uma história infantil do meu povo e conta a lenda de como a onça conseguiu as suas pintas”,

Assista o video e veja atrilha sonora
da musica Kaimenal(PAZ)

Imagem de Amostra do You Tube

Entrevistado Cristino Wapichana
E-mail: cristinowapichana@gmail.com

Aracé Pankararu
Sandra Monteiro
sandra_monteiropank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Fala, Cristino!
    Parabéns, viu?!
    Interessante sua música e bonita tbm!
    Gostei de vê-lo na roupa da cultura!
    É a melhor maneira de representar seu povo!
    Um abração!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here