logo
INDIOS ON-LINE Surgiu em 2004, através da iniciativa da ONG THYDEWAS que acreditou na capacidade dos povos indígenas. Com a parceria de uma empresa privada possibilitou a conexão de internet, durante 06 meses e a compra de computadores para 07 povos Indígenas.

imagem3
Na Bahia:
• Pataxó Hãhãhae
• Kiriri
• Tupinambá
• Tumbalálá
Em Alagoas:
• Xukuru Kariri
• Kariri Xocó
Em Pernambuco:
• Pankararu

imagem5
Visando isso em 2006 em Olivença – BA, povo indígena Tupinambá, teve o 3º encontro dos índios on-line, onde tiveram presentes representantes indígenas das 07 nações que faziam parte de índios on-line no inicio. E assim foi discutida a nova cara dos índios on-line, cara essa que iniciava a caminhada para a autonomia, criando um estatuto para índios on-line e daí então deixamos de ser apenas um ponto de cultura e nos tornamos uma rede coordenada e atualizada por nós indígenas.

capa-dvd-celulares-indigenas-jpeg
Em janeiro de 2009 demos inicio o programa celulares indígenas, com o apoio mais uma vez da ONG Thydewa e o financiamento do instituto OI Futuro, e com isso distribuímos 60 celulares para 60 indígenas de 24 nações diferentes do Brasil inteiro. Visando assim a pluralidade da Rede e aumentando a participação de outros indígenas que não seja apenas do nordeste.
Nessa visão entendemos que Índios On-Line é uma rede de comunicação indígena, onde dá oportunidade e autonomia aos índios de todos os povos brasileiros e não brasileiros, a expressar suas opiniões e ser um etnojornalista, cyber ativista, etnocelumetrista e ser o protagonista de sua própria cultura, historia costumes e tradições. Para que assim possam ser compartilhada com outros povos e visse versa.
E hoje passamos por mais uma transformação, e para deixar índios on-line do jeito indígena criamos a gestão participativa, onde todos os indígenas que fazem parte da rede, tem e terá a mesma importância nas decisões perante a rede, extinguindo assim a presença de um coordenador geral, e dado oportunidade a 08 indígenas de diferentes povos 02 Pankararu, 01 Kariri Xocó, 01 Guarani, 01 Terena, 01 Potiguara e 02 Tupinambá a gerenciar a rede de uma forma homogenia e plural…

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Nossa rede está no caminho para alcançar a autonomia tão sonhada…Já avançamos muito e tenho certeza que não pararemos por aqui!

  2. Como foi importante esse momento do nascimento dessa organização para o Povo Indigena só não do Nordeste mas também para o Brasil. Sinto me honrado em ter participado do nascimento da THYDEWAS. Vamos alcançar muito mais do que já conseguimos em pró da luta de nosso povo.

  3. foi muito importante o nascimento do indiosonline para nós povos indigenas pois temos liberdade de expressão e de comunição.E agora com esse novo modelo de gestão as coisas só tem a crescer.

  4. Nossa lendo essa retrospectiva até da pra sentir uma forte emoção!Emoção esta q teve um dia o ìnicio de tudo e agora o fim ninguem consegue enxergar por que simplismente ñ terá fim esta sendo uma escadinha q a cada degrau subido sempre virá um outro….

    Parabéns nós indigenas somops e sempre seremos história!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here