Logotipo do nosso portal

INDIOS ON-LINE é um canal de diálogo que surgiu em 2004, através da iniciativa da ONG THYDEWA que acreditou na capacidade dos povos indígenas. Com a parceria de uma empresa privada possibilitou a conexão de internet, durante 06 meses e a compra de computadores para 07 povos indígenas.

Na Bahia: Pataxó Hãhãhãe, Kiriri,Tupinambá, Tumbalalá
Em Alagoas: Xukuru Kariri, Kariri Xocó
Em Pernambuco: Pankararu

Em 2005 se tornou um Ponto de Cultura com a parceria do MinC, e em 2007 houve a ampliação da rede com mais 04 novos povos (Mais Índios On Line). A princípio a idéia de Índios On Line era a participação das aldeias (principalmente do Nordeste) e em cada aldeia um pontinho de cultura.

Em 2006 demos o primeiro passo para a autonomia da Rede Índios On Line, com a eleição de um Coordenador Indígena no Encontrão da Rede que ocorreu no Povo Tupinambá de Olivença (Ilhéus-Ba).

Em 2007, com o Arco Digital (Comunidade Colaborativa de Aprendizagem –www.indiosonline.org.br/blogs), um novo projeto da ONG THYDEWA, com parceria desta do Oi futuro foram convidados a participar da Rede índios das várias partes do Brasil, sendo que 100 deles fizeram efetivamente as oficinas online. Com isso percebemos que a Rede Índios On Line não tinha fronteiras, era e é para todos os índios do Brasil, começamos a pensar não só em Aldeias conectadas, mas em índios que tivessem acesso à Internet e que quisessem fazer parte da Rede contar suas histórias, fazer denúncias, fazer intercâmbio cultural.

Índios On Line tinha uma nova cara e estávamos caminhando para a nossa autonomia, criando um estatuto para Índios On Line e daí então deixamos de ser apenas um ponto de cultura e nos tornamos uma REDE coordenada e atualizada por nós indígenas.

2008 foi um ano em que a Rede índios On Line recebeu muitos prêmios: Premio AREDE 2008 (Momento Editorial). Semifinalistas do Premio Experiências de Inovação Social 2008 da Fundação W.K.Kellogg e CEPAL. Premio LUDICIDADE do Ministério da Cultura 2008, pelo trabalho com a juventude. Premio TopSocial 2008 (ADVB/BA ABAP/BA e ACB).

Em janeiro de 2009 demos inicio ao programa Celulares Indígenas, com as parcerias da ONG THYDEWA e do instituto Oi Futuro, e com isso distribuímos 60 celulares para 60 indígenas de 24 nações diferentes do Brasil inteiro. Visando assim a pluralidade da Rede e aumentando a participação de outros indígenas que não seja apenas do nordeste.

Índios On Line nasceu como um projeto coordenado pela ONG THYDEWA e hoje é uma Rede autônoma, gestada por nós mesmos. A THYDEWA hoje é nossa parceira. Uma parceria construída com respeito mútuo.

Nessa visão entendemos que Índios On-Line é uma rede de comunicação indígena, onde dá oportunidade e autonomia aos índios de todos os povos brasileiros e não brasileiros, a expressar suas opiniões e ser um etnojornalista, ciberativista, etnocelumetrista e ser o protagonista de sua própria cultura, historia, costumes e tradições. Para que assim possam ser compartilhada com outros povos e visse versa.
E hoje passamos por mais uma transformação. Ganhamos o Prêmio Mídias Livres e para deixar Índios On Line do jeito indígena criamos a Gestão Compartilhada, um projeto de expansão da Rede, onde todos os indígenas que fazem parte da rede tem e terá a mesma importância nas decisões perante a rede, extinguindo assim a presença de um único coordenador geral, na primeira gestão compartilhada tivemos 08 indígenas de diferentes povos 02 Pankararu, 01 Kariri Xocó, 01 Guarani, 01 Terena, 01 Potiguara e 02 Tupinambá a gerenciar a rede de uma forma homogenia e plural.

E hoje são 05 indígenas que estão a frente da rede: 01 pankararu, 02 Pataxó Hãhãhãe 01 Kariri Xocó e 01 Makuxi atendemos por um e-mail do grupo: gestaoindiosonline@googlegroups.com

Sejam bem vind@s ao nosso portal !

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A Gestão da Rede Indios On-Line, é composta por indigenas de diversos povos do país, e tem o compromisso de articulação, promover encontros e debates on-line e fortalecer a rede como um todo... gestao-indiosonline@googlegroups.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here