Esse ano foi especial para os estudantes indígenas de Brasília. Pois foi o ano em que completou um ano de vigência da Associação dos Acadêmicos indígenas do Distrito Federal- AAIDF.
As comemorações foram iniciadas no acampamento da FAL- dos calouros no dia 23 de agosto- data oficial de aniversário- e prolongou com a nova eleição da diretoria 2009-2010.

Já no dia 05 de setembro a comemoração obteve uma apresentação do estudante Josinaldo da etnia Atikum, que mostrou através de um vídeo a Cultura Atikum, povo guerreiro do Nordeste.

Na foto o ex-presidente da AAIDF, Antonio Kaimbé, assoprando a vela de um ano e o ex-vice Raí Potiguara, ascendendo outra vela de mais um ano se iniciando.

AAIDF foi criada para suprir as demandas de lutas e reivindicações que os estudantes indígenas em Brasilia vem passando. A sua composição quase que 90% é dos estudantes da Universidade de Brasília. Por isso a história do AAIDF tem como principal trilha a UnB e protagonistas os estudantes que iniciaram essa caminhada desde 2004.

Dessa forma, mais de 5 anos de luta e um ano de aniversário da associação todos puderam observar a tragetória dos estudantes indígenas na UnB, através de uma apresentação feita pelo estudante de Biologia Luiz Tukano. A palestra teve momentos tristes, chegando a emocionar alguns dos presentes, mais também teve momentos de conquistas e discontração, tudo isso apresentado por fotos e vídeos.

Na foto acima, Luiz Tukano apresentando o histórico da AAIDF.

Com isso, iniciou-se a eleição da nova diretoria, que por sua vez será interina até o dia 19 de setembro onde se realizará a nova eleição do AAIDF. A diretoria interina ficou obtida da seguinte forma: Presidente: Giovana Macuxi, Vice: Tanielson- Potiguara, Secretário: Josinaldo Atikum, Tesoureira: Joanice Atikum e Secretária Executiva: Edneide Atikum.

Diretoria interina.
Ex-Presidente Antônio Kaimbé e Presidente Interino Giovana Macuxi.

Foi feito também nesse dia especial, um bolo de chocolate pelas estudantes Kátia e Rayane, ambas da etnia Baré, e juntamente com um refrigerante esperto todos puderam cantar o parabéns da associação.
Na foto acima, Luiz estudante de letras da UnB e estudantes indígenas- Suliete- Baré, em frente aos refrigerantes e Hauni karipuna ao fundo.

Mesmo com tantas dificuldades, diferenças, saudades de suas terras os estudantes indígenas de Brasília continuam suas lutas e conquistas dentro da UnB. O sonho de todos é um dia poder contribuir com o movimento indígena, para isso, todos sabem que os estudantes não podem ser esquecidos, e isso vem sendo a luta de cada dia do AAIDF!

Parabéns a todos e AIAIAIA!!!!

Luiz Tukano

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena do Povo Tukano. Natural de São Gabriel da Cachoeira- Amazonas- Brasil. Estudante de Biologia pela Universidade de Brasília- DF

5 COMENTÁRIOS

  1. PARABENS, é com muita alegria que lhis digo parabens, concerteza foi ótima a comemoração ai. E desejo a vocês muitas sortes e que vocês consigam seus objetivos de contribuição no movimento índigena.

  2. Gente querida,
    é uma alegria e uma honra poder acompanhar e testemunhar o crescimento desse grupo multicultural, mesmo sendo numa pesquisa-ação de doutorado, eu é quem mais tenho aprendido andando junto com vocês. Continuem com esse processo de autodeterminação, o crescimento e a maturidade que vocês estão alcançando farão de vocês execelentes profissionais, comprometidos com a comunidade e com as lutas do movimento indígena.Vibro com o fortalecimento desse grupo corajoso, inteligente , alegre. Parabenizo a ótima atuação da gestão anterior da AAIDF e desejo sucesso à nova direção, temos ainda muitas lutas e conquistas pela frente.
    Um abraço a todos(as)
    Ana Paz ( Anita)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here