No dia 2 do julho de 2006 aconteceu uma reunião dos anciões da aldeia pataxó hãhãhãe,onde eles pede respeito e querem lutar em conjumto com anciões de outras aldeias, para melhoria de cada povo. Descutio também como fazer para melhorar todo o trabalho da sua comunidade, e principalmente pelo respeito a cada um deles que são raizes de nossa história e sofredores pela luta indigina.
Nesse evento participaram 30 anciões e quatro jovens descutindo propostas desentes para pessoas que já sofreram tanto, e hoje estão novamente tentando fazer com que os jovens de todas as aldeias saibam que hoje eles lutam por motivação de nós idosos.E que toda essa luta chegou até aqui por calsa de nós seus velhos avós, tios e tias…
Deixando bem claro que somos merecedor de respeito e que merecemos atenção de vocês tão novos, que se acham donos desta luta pela terra.

THYRRY PATAXÓ HÃHÃHÃE.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da atitude dos ancioes.Dou o maior apoio.Nós precisamos entender que a nossa luta vem dos antepassados e dar valor a isso.
    val

  2. As reunioes dos ancioes que vem acontecendo em HAHAHAE desde ja varios meses sao um grande exemplo para todos.
    Em algumas comunidades, aconteceu que os mais idosos deixaram de ser reconhecidos em ser verdadeiro valor. Na sociedade capitalista (moderna occidental cristã)os idosos sao velhos sem valor porque nao trabalham, nao producem dinheiro! Mas eu acredito que é muito mais sabio, honesto e sadio, o tratamento tradicional dos povos primeiros… onde os idosos sao respeitados pela sua sabedoria e experiencia… onde os idosos sao conselheiros do rumo de uma comunidade, do benestar de seu povo!
    Admiro a força da retomada dos idosos em HAHAHAE, apos um tempo em que parecia nao ter muita chance dentro da organizacao politica da comunidade, eles, exemplarmente, se levantaram e caminharam para fazer a suas reunioes buscando re-estabelecer a beleza da nacao! Isso é admiravel!
    Criar movimentos de articulacao entre varios sabios, experientes de varias nacoes será MARAVILHOSO!!! Por favor, eu tenho distribuido um livro sobre os GRIO… temos que utilizar essa politica publica para que os idosos ajudem a suas comunidades a nao perder a beleza da sabedoria tradicional…. a nao perder as historia, a fortalecer a cultura!
    Ancioes… todos… tem meu total apoio! Viva! SEBASTIAN

  3. Parente thyrry

    gostei muito da sua matéria,
    continui sempre assim,
    vc tem todo apoio dos seus parentes
    kiriri

    um abraço
    yema

  4. gostei muito deste tema porque os ancioes são os livros vivos da tribo o respeito com eles é uma forma de reconhecimento pelo que fizeram por nosso povo. dentro da cultura indigena os anciões representa os verdadeiros doutores da sabedoria indigena o nivel mais alto do ser humano a maturidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here