A índia Maria Custodio, esposa do senhor Mero, e seu filho Robério estão muito contentes pelo lançamento do livro Índio na Visão dos Índios Pataxó Hã hã hãe. Nós da equipe indígena do Ponto de Cultura Viva Pataxó Hã hã hãe fizemos uma entrevista no dia 24 de maio do corrente ano, entrevistamos sua família que mostraram muita satisfação para com o projeto.
– D. Maria afirma que está muito feliz por que são os próprios índios que estão contando a sua própria história, também afirma que esse livro vai ser muito útil para a comunidade e as gerações futura.

Além disso, este livro é uma prova viva para mostrar a sociedade que nós existimos e que somos índios. Porque os fazendeiros e seus capangas – advogados falam que somos supostos índios, então está aí uma prova concreta da nossa história contada por nós e não pela visão do colonizador. Também acreditamos que este livro servirá muito para auxiliar essas pessoas que nos discriminam, pois as histórias contadas por nós são em geral umas aulas de vida.
O senhor Mero disse que está muito contente com o livro por que está toda a comunidade reunida e falando a realidade de todo o nosso sofrimento que estamos passando em nossa aldeia.

O seu filho Robério disse que o livro é riquíssimo de informações mostrando a nossa cultura, crenças e tradições, e senti-se feliz, por que toda a população da sociedade brasileira está acompanhando os fatos históricos da vida de nosso povo. Além disso, ele está contente pela importância desse livro para o povo Pataxó Hã hã hãe. Entusiasmado o jovem Robério disse que este projeto tem uma relevância muito grande com a futura geração e que já se pode pensar em uma segunda edição.

Os mesmos fazem referências a Ong THYDEWAS pela iniciativa de junto com os índios Pataxó Hã hã hãe e a sociedade civil e autoridades dos municípios de Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia criarem um projeto que recebeu o nome de “Índio Quer Paz” que firmaram uma parceria em conjunto para tentarem amenizar os problemas de violências que se encontravam nas regiões vizinhas, e que esse livro é fruto desse projeto.
D. Maria e família agradecem pela iniciativa de todos aqueles que colaboraram pela criação do livro Índios na Visão dos Índios Pataxó Hã hã hãe.

Esta entrevista partiu de Yonana com a Índia Maria Custodio e sua família.

Yonana.thydewa@terra.com.br