A escola indígena Manoel Paulino do Nascimento, que fica localizada na aldeia Caatinguinha, povo Truka ilha de Assunção, Cabrobó PE, e que por cause que este nome Manoel Paulino, foi dado pelos posseiros que antes habitavam essa localidade, a comunidade da aldeia Caatinginha, prefere chamar a escola de Manoel Deodato dos Santos, que foi um grande guerreiro Truka.
E que por causa que a se encontrava em mal estado de conservação, e também por a escola só possuir uma sala de aula, um refeitório e apenas dois banheiros, a comunidade decidiu juntar as lideranças, professores e outros membros da mesma, para fazerem uma reivindicação a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, solicitando em caráter de urgência a reforma e ampliação da escola. Pois o povo Truka tem a convicção, que com a ampliação e a reforma da escola, os alunos terão mais espaço para o ensino e aprendizagem, e também um espaço adequado para executar suas manifestações culturais entre uma aula e outra, e sem contar também de terem um espaço digno as suas necessidades especificas e diferenciadas.
E através dessa reivindicação, a Secretaria de Educação, firmou uma parceria junto ao Banco Mundial, onde contemplaram o povo com a reforma da escola, daí então desde 06 de novembro de 2007, foi dado inicio a reforma e ampliação da escola indígena. Daí então começou as obras, com o objetivo de construir mais uma sala de aula, um pátio, mais um banheiro, uma sala de professores e uma biblioteca, e também reformar o espaço físico já existente.
As obras estão com uma previsão de entrega no dia 30 de março de 2008, e tanto os índios da aldeia Caatinguinha, como todo o povo Truka, se sentem vitoriosos por mais essa conquista, e temos a convicção, que teremos uma melhoria na qualidade na educação escolar indígena de nossos alunos.

ANA TRUKÁ
e-mail: anna.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here