A situação na Povo Pataxó Hãhãhãe está bastante grave. Querem a todo custo matar e incriminar as lideranças Indígenas. Quais providências estão sendo tomadas? Quantos mais precisam morrer?

No início do mês de Abril, pistoleiros armados e encapuzados assassinaram uma mulher por nome Ana Maria de 34 anos e balearam outra por nome Odília na estrada Itaju/ Palmira, o assassinato ocorreu em frente a fazenda de Armando Pinto. Logo depois desse assassinato, os pistoleiros tocaram fogo nas casas e espalharam a notícia dizendo que foi um ataque dos indígenas. Assim como em outras mortes acontecidas na região os fazendeiros sempre tentam tirar a culpa de seus pistoleiros acusando o povo Pataxó Hã Hã Hãe.

Acontece que a fazenda fica muito próxima da cidade, e os moradores não viram nenhuma movimentação a não ser dos próprios funcionários e pistoleiros da fazenda, ficando visível que toda essa ação não teve nada a ver com nós indígenas. Na época o delegado Francesco Denis de Itaju do Colônia chegou a declarar em entrevista a TV Bahia que o assassinato de Ana Maria foi mesmo os pistoleiros a mando do fazendeiro Armando Pinto.

No início deste mês, um desses pistoleiros foi preso, confessou o crime e disse que foi contratado Pelo Vereador Capela gerente da fazenda de Armando Pinto para matar Jovanildo, coordenador da CTL Itororó. Disse também que fazia a segurança não só da fazenda de Armando Pinto, mas também das de Marcos Sobral e João Sobral. Dessa forma fica evidente que dentro do Território Pataxó Hãhãhãe existem pistoleiros disfarçados de peões e vaqueiros circulando à solta e ameaçando e matando indígenas.

Acontece que mesmo com tais prisões o Coordenador Jovanildo, indígena Pataxó Hãhãhãe continua sendo ameaçado de morte, recebendo várias ameaças verbais e escritas.

É urgente a prisão dos mandantes e dos pistoleiros e a presença da Polícia Federal e/ou Força Nacional de Segurança pois há na região um sentimento de vingança por parte dos fazendeiros contra os Pataxó Hãhãhãe devido a nulidade de títulos com o julgamento no STF favorável aos indígenas.

Peço às autoridades que tomem as devidas providências para que o Direito ancestral do Povo Pataxó Hahãhãe – Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguassú seja garantido e que os procedimentos necessários para a retirada dos invasores do Território Pataxó Hãhãhãe sejam executados com URGENCIA.

Apelo também para as Organizações de Defesa dos Direitos Humanos nacionais e internacionais nos ajude divulgando a grave situação no Povo Pataxó Hahãhãe, para que as Autoridades brasileiras cumpram com seus deveres constitucionais.

 

 

 

http://correiodoestadobahia.blogspot.com.br/2012/07/pistoleiros-que-mataram-mulher-em-itaju.html

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Agradeço a informação postada neste site!!!!!

    A TV Globo veiculou a materia do assassinato da ANA MARIA e o Brasil todo viu uma coisa bem esquisita…deu para perceber que tinha coisa enrolada.. estranha, armada…
    A material CULPANDO OS INDIGENAS foi MUITO DIVULGADA… 03 vezes em Jornais nacional a GLOBO detonou os indigenas e ARMOU a MATÉRIA para que a sociedade BRasileira odeie os indígenas.
    AGORA que o assassino confirmou a Globo nao fez matéria nenhuma!

    A imprensa Brasileira em sua grande maioria atende os interesses do capital… Como os indigenas sao pobres e lutam em defesa da vida e a justica!!! A Imprensa é quase sempre contra os indigenas!

    Uma pessoa inocente esta morta… Um assassino confesso esta presso… MAS O VERDADEIRO ou VERDADEIROS ASSASSINO/S ` Os mandantes ‘ esta SOLTOS e continuam tramando!!!!

    A melhor forma de proteger nao só Jovanildo mas todoas as pessoas de BEM e julgar os MANDANTES!!!!! E A GLOBO mostrar isso contando a historia como corresponde e nao como estorinha!

    Força e coragem para todos os que lutam pela justiça!

  2. O que me deicha idgnado é o seguinte,os não indios é o que mais esturra digo. ( querem mandar)
    O governo demarcar e homologar terras pra indios eu sou á favor, só que isso ñ está acontescendo tem uma meia duzia de indios que são de Itaju do Colônia e a maioria de bandidos emcapusados se passando por indios, comadados pelos os caciques Gerson de Souza Melo e Nailton Muniz de Andrade, e ai o que vocês me dizem??? Se a policia federal for nos morros de Pau Brasil, Camacan e nas localidades em Itaju do Colônia que vai encontar esses que se indios nas bocas, fumando (bagulho) e bebendo todas. Lamentavel á situação do Jovanildo é uma pessoa simpatica e está ameaçado ele~não tem nada haver com a situação é o trabalho dele.

    A Lei e justiça é pra todos.

  3. ESPERO QUE JUSTIÇÃ SEJA FEITA, LAMENTO MUITO PELA FAMILIA DE ANA MARIA, ELA NÃO TINHA NADA HAVER COM OS PROBLEMAS DA REGIÃO A FALHA É DAS AUTORIDADES POR QUE EU ESCREVI E AVISEI, QUE O CLIMA ESTAVA TENSO QUE A REGIÃO ITAJU DO COLONOA, PAU BRASIL E CAMACAN ESTAVA UM BARRIL DE POVORA A QUALQUER MOMENTO PODERIA EXPLODIR, MAIS INFELISMENTE NÃO FORAM TOMADAS A PROVIDENCIAS POR PARTES DAS AUTORIDADES RESPONSAVÉS PELOS OS PROBLEMAS… ASSIM QUE SOUBE DA NOTICIA FUI FALAR COM O DELEGADO DR. MOISÉS DAMASSENO, O MESMO MENSIONOU QUE Ñ ERA VERDADE DA PRISÃO DO CITADO PISTOLEIRO “GRNIVALDO” QUE O CASO ERA DA COMPETENCIA DA POLICIA FEDERAL, INCLUSIVE JÁ TINHA RECEBIDO A VISITA DA POLICIA FEDERAL EM SEU GABINETE, QUE O INQUERITO NÃO ESTAVA MAIS NAQUELA CORREGEDORIA DA POLICA CIVIL DE ITABUNA. AGORA FICA UMA PERGUNTA PORQUE, A IMPRENSA IRIA DIVULGAR UMA MATÉRIA DESSA NATUREZA, PORQUE O GENIVALDO SENDO O PRIMEIRO SUSPEITA DEICHARAM ELE ESCAPAR.
    SÓ DIGO UMA COISA NÃO TENHO MAIS SUCEGO, MINHA VIDA SE TRASFORMOU EM PESADELO, ATÉ O ORGAM O QUAL EU TRABALHO NÃO ME DEU NEM UM APOIO, TEMO PELOS OS MEUS FILHOS, RECEBO AMEAÇAS E RECADOS, A MINHA VIDA VIROU UM PESADELO, NÃO TENHO MAIS TRANQUILIDADE, APESAR DE QUE NÃO TENHA NADA HAVER COM AS RETOMADAS DOS INDIGENAS, SIMPLISMENTE ESTAVA FAZENDO MEU TRABALHO, NA REGIÃO A QUAL SOU RESPONSAVÉL, NA QUALIDADE DE SERVIDOR DA FUNAI.
    SÓ QUERO DEIXAR BEM CLARO PARA SOCIEDADE, AINDA VAMOS TER MUITOS DERRAMAMENTOS DE SANGUE, PARA OS ORGAM COMPETENTE ELES ACHAM QUE OS PROBLEMAS JÁ FORAM SOLUCIONADOS, AINDA TEM MUITOS POEIRA QUE VEM EMCOMODAR FUTURAMENTE.
    FICO POR AQUI COM O MEU DESABAFO E CONTO COM TODOS OS COMPANHEIROS.
    ASSIM QUE O ALVO SERIA EU, OS OUTROS COLEGAS TAMBEM NÃO ESTÃO ESCAPE.
    QUE DEUS ABENÇOA A TODOS NÓS. SÓ ELE QUE NOS PROTEGE..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here