Coisa da vida

O Aloque é um lugar cheio de pedras, com mais ou menos três metros de altura.. Nas temporadas de chuva da região, grandes quedas de água atingem o deixando o local bonito. Na época da chuvas o rio fica cheio e sujo então, quando o RIO estava sujo nós íamos lavar roupa lá, pois a água do aloque era limpa por ser água da chuva , clara e limpa que nós cavávamos poços na areia do riacho que chamava de cacimba. A cacimba é um buraco que cava na areia quando ela está molhada a água mina na terra .
O Aloque era um lugar muito visitado por jovens,crianças, adultos, índios de todas idades e turista em geral. O lugar está totalmente diferente porque agora é uma roça.
Nós índios tumbalalla que toda vida curtimos as dádivas da nossa mãe natureza estamos sem livre acesso a nossas riquezas.O local era muito bonito nós fazíamos passeios lá, a água da chuva matava a sede dos animais que iam para as caatinga comer mato e quando estavam com sede eles vinham beber água por ser o local mais próximo do mato agora , que está cercado o lugar, só nos resta a lagoa de fora para que nossos animais sobrevivam.
Como sempre aparecia bichos mortos dentro do aloque o dono da roça resolveu sercar,e toda parte que era diverção hoje temos que procurar outros lugares para nos divertirmos.

Edilene Tumbalalá