Coisa da vida

O Aloque é um lugar cheio de pedras, com mais ou menos três metros de altura.. Nas temporadas de chuva da região, grandes quedas de água atingem o deixando o local bonito. Na época da chuvas o rio fica cheio e sujo então, quando o RIO estava sujo nós íamos lavar roupa lá, pois a água do aloque era limpa por ser água da chuva , clara e limpa que nós cavávamos poços na areia do riacho que chamava de cacimba. A cacimba é um buraco que cava na areia quando ela está molhada a água mina na terra .
O Aloque era um lugar muito visitado por jovens,crianças, adultos, índios de todas idades e turista em geral. O lugar está totalmente diferente porque agora é uma roça.
Nós índios tumbalalla que toda vida curtimos as dádivas da nossa mãe natureza estamos sem livre acesso a nossas riquezas.O local era muito bonito nós fazíamos passeios lá, a água da chuva matava a sede dos animais que iam para as caatinga comer mato e quando estavam com sede eles vinham beber água por ser o local mais próximo do mato agora , que está cercado o lugar, só nos resta a lagoa de fora para que nossos animais sobrevivam.
Como sempre aparecia bichos mortos dentro do aloque o dono da roça resolveu sercar,e toda parte que era diverção hoje temos que procurar outros lugares para nos divertirmos.

Edilene Tumbalalá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. olá,

    Edilene, estava procurando algo sobre a tribo na internet e acabei achando este seu comentário sobre Aloque. Gostei muito e cabei lembrando do tempo que morava ai, e como era bom e para o mato após as chuvas.
    muito legal todos os comentários.
    Só acho que vocês deveriam colocar mais fotos no site.

    beijooos!!!!!!!!!!!!!!!

    Jane Maria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here