30 de setembro.
Fomos na Escola secundaria Nossa Senhora da Providência na cidade de USSEL. Nossa campanha foi apresentada para mais de 60 alunos e professores. A palestra foi ótima e as perguntas muito pertinentes. A escola se comprometeu a tentar fazer uma coleta de doações entre seus alunos para repassar maquinas de fotos digitais para os indígenas.
Depois fizemos um tour pela escola e vimos os laboratórios de ciências: química; física; eletricidade e tecnologia, e almoçamos com os professores.

Pela tarde fomos ao Centro Cultural de TULLE – LATREILLE – onde um grande grupo de crianças, jovem e adultos formaram conosco uma roda para intercambiar visões, conhecimentos e práticas.

No dia 1 de outubro
Passamos a manhã visitando uma família que VIVE ECOLOGICAMENTE criando peixes (trutas e outros) e cultivando frutas, legumes e cereais. Com banheiro seco e com tratamento de água. Pescamos nosso alimento e tomamos banho de cachoeira.

Pela tarde e noite fomos no F.J.T de TULLE (casa de hospedagem para 64 jovens trabalhadores) com quem fizemos um importante intercambio que poderá servir para a organização da Escola Esperança da Terra. Jantamos com os jovens e com os animadores, conversamos bastante.

No dia 2 fomos investir nossa manhã numa escola da cidade de OBJAT… Um Liceu onde os jovens se profissionalizam em paisagismo e produção agrícola.

De noite fomos numa outra a F.J.T de GUERET (chamada Allende em honra a Salvador Allende de Chile) onde alem dos jovens muitas pessoas do bairro foram conversar com nós.

No dia 3, iniciamos a manhã com entrevista em uma radio de LIMOGE: RCF (Radio Chretiennes en France) www.rcf.fr

Depois fomos em outro Liceu, escola para jovens de 15 a 18 anos, desta vez profissionalizante na área da construção (pedreiro, pintor, encanador…).

Um professor falou assim: Aqui na escola tem alunos de 22 nacoes..agora com voces aqui…somos em 23..sejam bemvindos!!

Pela tarde fomos numa Universidade em LIMOGE…e conversamos com os Mestrando em Direito Ambiental.
Foi muito interessante responder aos interesses dos estudantes que queriam saber as opiniões de nós índios sobre: O ridículo projeto de querer transpor o Rio São Francisco; Os problemas das Hidroelétricas que estragam as terras e a vida dos índios; A visão dos indígenas sobre as mudanças climáticas; Ficaram alarmados quando souberam que Pingüins chegaram ate o Nordeste; A Bio-Pirataria, praticada no Brasil, principalmente, em relação as ervas medicinais que são do conhecimento dos Povos Indígenas, também, demonstraram saber, sobre a imagem que a mídia mostra dos índios não é de acordo a realidade mas, sim aos interesses dos poderosos que querem continuar a usufruir a terra dos índios.

O professor colocou um bom exemplo para refletir: A Franca compra SOJA TRANSGENICA do Brasil para alimentar as vacas – Propomos comer menos carne de vaca para assim contribuir com a preservação da Natureza – Interpeladas sobre Lula, nós indígenas falamos que seria melhor que ele tivesse a mesma coragem que Evo Morales.

A TV FR3 (TV publica) da regiao nos entrevistou e passou duas vezes na TV nacional nos noticiarios!

A Campanha da Paz continua com seu dialogo intercultural, aproximando povos diferentes, ouvindo palavras de incentivos, demonstração de solidariedade, e uma consciência planetária de fazer o melhor para o mundo…

LEIA as outras matérias sobre a TURNEE

1 e 2 dia na FRANCA

CHEGAMOS NA FRANCA

Europa: TERRA A VISTA!

29 de setembro na FRANCA