Gostaria de dizer a todas pessoas de nosso país e as de fora também que nós índios estamos sendo tratados com muita descriminação.
Até a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) nos descrimina.

Dois terços de nossas terras estão nas mãos dos fazendeiros e já morreram 19 lideranças por esta causa.

Sou Yranawy, irmã do índio Galdino, aquele que foi queimado vivo em Brasília . Eu peço, pelo amor de Deus, a atenção de todas as pessoas. Nos índios estamos cansados de ver o sangue de nosso povo correr na mão dos fazendeiros. Nós, Pataxó Hã Hã Hãe, pedimos a todas as autoridades que olhem para nós e não deixem nosso povo morrer. Temos muitas crianças e muitos anciãos que também lutam por nossa terra. Esta terra que foi sempre nossa.

Três dias atrás, ao tentar regressar na nossa área de retomada com os anciãos, fomos recebidos à bala por pistoleiros pagos pelos fazendeiros que tomaram conta de nossas terras.

Hoje a nossa comunidade está em retomada de nossas terras e a FUNAI não nos dá apoio. Aparecem políticos que só querem nossos votos mas, não nos ajudam em nada. Nosso povo está muito revoltado com o que a FUNAI está fazendo e por isso estamos unidos lutando e pedindo mas, nada acontece, depassamos todos os limites, precisamos de uma solução urgente, a situação esta terrível, agora nossa única alternativa para ser ouvidos será derrubar duas torres de energia que são do Governo da Bahia e que atravezam pelas nossas terras. Já imploramos as autoridades, mas nada, então agora, se essa torre cair a culpa será da FUNAI pois ela não luta por nós.

Yranawy

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Podem contar com meu apoio.
    Irei escrever email para FUNAI,para o Congresso,para o Governo da Bahia e para onde mais for preciso.E se precisarem de algo mais podem contar comigo!!
    Isso tem que acabar!!As terras não podem ser tomadas!!Devem ficar com vocês,pois à vocês pertencem!!

  2. O fogo nas torres é sinal de vida!
    É um grito após anos de repressão e luta.
    Colocar fogo nessa torre, como me disse um Pataxó, pode causar danos a inocentes, mas quantos danos e ha quantos anos este povo pode JUSTIÇA…
    Pelo fogo q é LUZ e q é Vida q faça este gesto ser ressureição para o Povo Pataxó!

    A Luta Continua…

  3. Olá caros compañeros de lutas,estou aqui em Cuba mais acompaño com fervor vossas lutas e as dificuldades que enfrentam para reconquistar um pedaco de chao para garantir e conservar a nossa propria existencia .Que a derrubada desta torre siguinifica vida para todos .Um abraco e fé na luta.Havana-Cuba.

  4. ‘Caros amigos,
    Estive lendo as noticias que recebi de vcs e estou muito chocada de saber o q está acontecendo com vcs e não poder ajudá-los!
    bom quero que saibam que pra TUDO nesta VIDA tem uma SOLUÇÃO e pra isso se DEUS quiser tudo se resolverá da melhor maneira possível.
    Torço muito para q vcs fikem todos bem.DEUS iluminará a todos vcs.onde quer que estejam.

    um forte abraço a todos.

    Laiane Barros Azarias

  5. Porra eu ja to cansado de tudo isso q tao fazendo com o o nosso, o meu povo indígena.
    Precisamos tomar medidas drásticas,derrubar o q for preciso,derrubar ate o presidente se possivel.esse eh meu desabafo e minha esperança d que tudo vai ficar em paz para o povo indigena.

    Força

  6. Os vossos amigos de Limoges, a França, apoiam-nos na vossa luta e
    pensam muito à vocês. Escrevemos às autoridades do Brasil e ao
    embaixador à apostas que espera ajudar a fazer respeitar os vossos
    direitos e mostrar que o vosso combate é conhecido ao estrangeiro a
    situação deve ser muito duro para vocês com as ameaças de
    expulsões, as armas contra vocês, a traição do Funai, guardam a
    vossa grande coragem e têm-na bom, estamos solidariedade com vocês
    muito com um grande abraço, abraçava especialmente Maya e Yranawy, a
    vossa irmã (chantante).chantal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here