No dia 28 de setembro de 2007 por vouta das sete horas na noite indios da aldeia tucum do povo tupinambá ocupam aréa no litoral com cerca de 25 familias em torno de 100 pessoas , a aréa mede 14 mil m² e foi desapropiada ilegalmente pela prefeitura de ilheus na gestão do ex prefeito ariston Cardoso para o clube de pesca de ilheus a aréa foi desapropiada há 30 anos passados mas o clube de pesca tinha 20 anos para construir no local e não fez nada então aproveitando o deslize deles e tambem por faltar terra no litoral para os tupinambás decidimos ocupar a aréa litoranea para tambem estar preservando o meio ambiente e proibir algumas pescas ilegais que estavam acontecendo no local outro ponto importante tambem e a preservação da vegetação litoranea que estava ficando estinta no local .
Alem de todas essas coisas tambem como uma prestação de conta pois essa aréa que ocupamos foi do meu avô e foi tomada pela prefeitura .

postado por : Curupaty Abaeté
e-mail : curupaty.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. caro parentes!!!! tenho orgulho de ler e ver mais um trabalho de retomada, fico orgulhjoso!!!com o que vcs estão desenvolvendo quero parabenizar a todos os companheiros tupinambás, que é por ai que vcs vão conseguir o território de vcs, com muita garra, luta e união. por que se for depender da justiça, não vai ser nunca.
    Espero que as autoridades competentes, soluciona mais rapido as questões do território dos irmãos TUPINAMBÁ. a história do povo tupinambá é muito triste, eu não gosto nem de lembrar,do “MASSACRE” que existio a muito tempo atras.
    Eu estou feliz meus parentas é isto mesmo vão em frente e estamos juntos nesta luta.
    Um grande abraço p/ meus parentes indios e não indios.
    email: jovanildotitia@hotmail.com.br cel: (73) 81245667

  2. Parabéns Aldeia Tucum Tupinambá voçês estão retornando a seu antigo ” Lar “, as terras litorâneas de florestas verdejantes, estamos aqui para ajudar a todos índios, o que importa é conquistar-mos nossos direitos históricos imprecindíveis ao nosso desenvolvimento físico, biológico e cultural de acordo com a necessidade social do povo indígena. Nhenety Kariri-Xocó.

  3. As coisas só funcionam se haver união, força e coragem, pois é justamente isso que vcs estão fazendo. Parabéns por terem em mente essa garra, como diz o nosso irmão Jovanildo (pataxó hã-hã-hãe), se a gente esperar a justiça, nada será feito.

  4. Força parentes
    Aqui no nosso povo tivemos duas retomadas este ano e sabemos bem o que é isso
    Desejamos tudo de bom pra vcs
    E que a retomada siga em frente
    Parabéns!!!
    Nosso caminho é esse
    Lutar sempre
    Desistir jamais
    Abraçoooooooooo

  5. Muito bem, companheiros. Boa sorte. È um dever do povo Tupinambá conservar a terra dos seus antepassados e nada mais lógico do que possuirem um quinhão de terra no litoral para que a natureza seja preservada à maneira indígena. A Mãe-Natureza agradece esta ação do povo Tupinambá pela área retomada. “Erimbaé oronhum opa ko ybyetá rupi”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here