Do ponto mais alto, da ladeira da Serrinha dá para avistar as casas de seus habitantes e bem ao fundo o rio São Francisco, que parece tão perto, sendo tão distante.
Conta à índia, Maria da Saúde, que o seu pai, o senhor José Monteiro Filho, conhecido por.
Juza Binga, que antes morava na Aldeia Brejo dos Padres e veio morar na Serrinha, ainda criança por volta de seus 11 anos de idade, quando seu irmão mais velho casou-se e o trouxe consigo. Onde os dois construíram um caminho do Brejo para a Serrinha, que bem antes já havia sido habitada, por seus avôs e tios que depois retornaram para o Brejo dos Padres.
Hoje a Aldeia Serrinha, tem em média 76 famílias onde a maioria das casas tem cisternas, onde armazenam água nos períodos de chuva, uma escola que foi construída em 1940, um posto médico, energia elétrica, uma estrada principal que dá acesso aos municípios de Tacaratu, Petrolândia e Jatobá.

Aldeia Serrinha um lugar agradável para se morar, tendo à mesma festividade da corrida do imbu que se realizam entre os meses de fevereiro e março sendo que no ultimo dia das festividades que ocorrem durante quatro finais de semanas, as demais aldeias se reúnem na mesma para encerrar o ritual de agradecimento, para que tenhamos boas safras e tudo mais em abundancia.

Sandra Monteiro de Souza
sandra_monteiropank@yahoo.com.br

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Linda matéria Sandra, voce escreve muito bem, eu pude ver pelas suas palavras a aldeia Serrinha. Faltou contar se voces tem horta medicinal, se tem criação de animais e se trabalham na lavoura ou só com artesanato. Tem posto de saúde perto? Tem acesso a transporte fácil? Já tem energia elétrica e televisão chegou aí? os professoresdaescola são indígenas? Viu? voce provocou minha curiosidade pra conhecer mais sua aldeia!

  2. maravilhosa sua matéria sandra fez crescer mais ainda a vontade de conhecer sua aldeia.
    meus parabéns continui assim.

    swyani

  3. Tive a oportunidade de conhecer a serrinha quando ainda adolecente,meus pais foram criados na serrinha,realmente é lindo e acredito muito que um dia os nossos politicos
    iram descobrir como é impotante essas areas
    para povo que moram nela e iram investir muito.
    Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here