A aldeia Pataxó de Coroa Vermelha, localizada no município de Santa Cruz Cabrália/BA, com uma extensão de uma área total de 1.492 hectares, sendo que é dividida em duas glebas “blocos” A e B, a gleba A fica beira mar cerca de 77 hectares em uma área urbana, gleba B cerca de 1.415 que contempla a Reserva da Jaqueira e uma área para a nossa agricultura.

Somos um povo que vive a beira mar, com uma população estimada em 5.000 índios, nosso meio de sustentabilidade é através do artesanato, pesca, agricultura e o turismo.

Nos organizamos da seguinte forma, temos o cacique e o conselho de liderança, que juntos buscam a melhoria da qualidade de vida de nosso povo, temos também a guarda indígena que zela de nossa segurança, e algumas cooperativas que busca nos nortear sempre visando a melhoria de nossa comunidade.

E agora nos também fazemos parte, da grande família índios on-line

kahũ werimêhi
karum_pataxo@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. AMIGOS PATAXÓ DE COROA,

    SEJAM BEM VINDOS À REDE INDIOS ON LINE.

    SOMOS UMA GRANDE FAMÍLIA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES INDÍGENAS, E ESPERO QUE VCS SE SINTAM EM CASA.

    UM GRANDE ABRAÇO,

    IVANA.

  2. amigos pataxó de coroa, saiba que é um prazer ter umais uma aldeia contemplada, ou , seja, será muito ter vcs na rede, pois é uma forma importantisima da gente ta colocando nossas ideias em planos.
    parabens sesam bem vindos.
    Edmar.

  3. É uma grande alegria ver a rede indiosonline crescendo a cada dia,sejam bem vindos
    E que o nosso pai Tupã abençoe a todos
    Abraço

  4. preciso urgente de uma gamela de madeira 18x de diâmetro po 8 de altura. como faço p/ comprar
    aguardo um retorno.

  5. olá fico feliz em encintrar vcs aki,e saber um pouco mais sobre sua cultura pataxó.Tô procurando duas pessoas q conheci Biranan e Tucunaré.aguardo resposta se for possivel.

  6. ola raio cuan tudo bem estou em sao paulo gostaria de saber como voces estao sou giliard moro emfrente oposto desaude indegenade coroa vermha

  7. ola todos de coroa costaria de conhece vcs melho mais terei chance tiauuuuuuuuuuu um abraso pr ubirasi

  8. ola,,eu gostaria muito reestabelecer contacto com um amigo que eu conheci nos anos 90 em caroa vermelha,,,,,o Demadeira tinha uma posada ai e eu hospidei ao lado da familia dele,,,espero que ele esta bem,,,estou escrevendo do havaii,,,tal vez ele lembra de um norteamericano que naquella epoca falava muito pouco portugues,,

  9. olà pra Todos Amigos, sòu italiano e vivo em Roma.Parabems para o site. Eu fiquei no Brasil nos anos ’80 durante 6 anos mas nao como turista mas como brasileiro. Gostaria muito de poder dar uma força para o site.Por enquanto vòu divulgar o trabalho de Voçèis e se presizar de algo me escrevam.Desculpe para o meu pessimo portugues. Parabems de novo, Giuseppe

  10. trabalhei em itaporanga. uma região muito rica e agora estou pensando em trabalhar com artesenatos dai, moro em pesqueira pe. qualqlquer coisa me mande respostas. conheço o cacique renivaldo morava na casa dele.

  11. amigos, estive ai, em 29/2/2008 e fizeram 1 toré no meu hotel.praia.acontece que amei de paixao, e tudo que pedi naquela noite fui atendida.havia 1 india que comandava os demais e comprei dela 1 chocalho.bem, ´só volto a bahia, se forem fazer 1 novo toré,que preciso do dia e qdo.poderiam me responder. grata m.lidia.

  12. Ola, sou filha de Pituxa Bandeira. Ela foi professora na aldeia de coroa Vermelha,nos anos de 91 e 92, como ela ainda não usa internet para meios de comunicaçao, gostaria de mais contatos dos representante da aldeia, no momento ela está em cumuruxatiba, revendo velhos companheiros. Me interesso muito pelas questões socias indigenas. Grata desde ja

  13. Gostaria de saber se é nesta aldeia q posso encontrar O Indio, Dr Imbira( apelido Itambé) q vendia ou vende ervas na feira em Salvador. Indicada por uma conhecida q comprou suas ervas para diabete e foi curada .Obrigada se puderem responder.

  14. Adorei conhece a Reserva do Pataxó Tribo da em especial queria agradecer o nosso amigo que eu esqueci o nome masmandarei foto. .e

  15. Ola como mamdo as fotls da.aldeia da Reserva da aldeia Pataxó da Jaqueira? adoreiiii muito e quria compartilhar as fotos obrigado fico no aguardo

  16. EU E MINHA ESPOSA REGINA,CONHECEMOS,A IRMA INDIA PATAXO E SEU MARIDO PASTOR E CACIQUE PATAXO..MISSIONARIA EUNICE EPASTOR CLEITOM E SUA FAMILIA.POR SINAL NOS TRATARAM MUITO BEM..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here