Eu Yonana é pela primeira vez que visito a aldeia Panelão, antes da minha vinda a aldeia a minha vô sempre me falava daquela região, pois eu não tinha o conhecimento do lugar. Assim que meu pai Jacinto se casou com minha mãe veio morar nesta região o porque area que ele morava os fazendeiros expulsaram os índios da sua terra onde residia.

Com passar do tempo no ano de 1982 os índios retomaram a areia do Caramuru e meu pai veio a morar junto com os meus familiares e Samado e outros índios neste território.

Foi com esta mudança que não tive conhecimento da região porque foi criada no Caramuru, mas depois de 20 anos visitei o lugar em que meu pai começou o seu trabalho na conquista pelo o nosso chão e passou a ser liderança para cuidar do nosso povo.

Ao chegar à região gostei muito do lugar o verde nos encanta e as águas são bastante lindas e frescas, a mãe natureza alegra o nosso povo.

Também me fez lembrar do meu tio Samado que lutou muito por nossa terra, pois ele tinha grande estima pelo território, neste lugar também ele construiu toda a sua família, mas antes da sua morte deixou os seus filhos no lugar para tomar conta junto com nossos parentes pra sempre esta cultivando a cultura praticando o ritual que o meu grande tio guerreiro leva junto contigo a força pra lutar pela mãe terra.

Yonana

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. eu queria saber quais são suas comidas tipicas ai…
    tenho um trabalho sobre indios ai vi vcs aki…
    e resolvi da uma passada c puderem me add no msn ai em cima…
    e me responder

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here