Acompanhando a trajetória histórica dos povos indígenas do Brasil notamos suas mudanças culturais. As aldeias tradicionais eram de forma circular, com ocas(casas) coletivas, abrigando várias famílias dentro das habitações, não tinha paredes divisórias. As malocas era de madeira amarrada com imbira, palha, varas e troncos. Os objetos de ussos dos índios era: a rede de dormir, o pilão de socar cereais, o remo de canoa, jeréré de pescar, arco, flecha e outros objetos.

Nas aldeias contemporâneas as casas por casais; cada familia mora numa unidade familiar que tem subdivisões no seu interior (quartos, salas, cuzinha); em ruas rectas. Temos postes de luz, agua encanada, banheiro e rede de esgoto.A casa são feitas de tijolos, telhas, cimento, ferro, cal e pintadas com tintas de óleo. Os objetos usados são: televisão, rádio, mesa, cama, fogão a lenha a lenha (tradicional) e a gás (industrializados)e desde 2004 temos um computador com internet. Prédios coletivos só as escolas, postos de saúde e casas de serviços públicos, como posto da Funai, Estação de Tratamento dágua e um Ponto de Cultura Viva no centro Cultural. Tudo isso é para observarem que a cultura muda com o tempo.

Esta matéria é uma síntese das sínteses.
Todos os pontos em ela relacionados podem ser aprofundados e ampliados, Muitos outros pontos nem sequer foram mencionados nesta.
Parentes, vamos salvaguardar nossa historia. Bora registrar!

É bom que nossos projetos acompanhem os tempos atuais proporcionando nosso bem-estar.

Nhenety Kariri-Xocó.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Colega, como tudo nessa vida muda, e certo que a mudança é um processo comum a todos os seres viventes que habitam a terra, com nós índios não é diferente. Nossa história sofre mudanças que não podem mais recuperar o tempo em que tudo era como nós queriamos, tudo simples, fácil e natural. O tempo mudou para todos nós estamos em um processo de constante mudança em relação a nossa cultura, estamos perdendo nossa cultura para o tempo que faz questão de trazer consigo vestígios de outra civilizações e emplantá-los em nossa cultura fazendo-a perder a característica própria, característicaa do índio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here