Nesta sexta-feira, dia seis de março, o Ministério da Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), realiza a I Conferência Regional de Educação Indígena, na Escola Municipal Alechina Rosa Figueiredo, na aldeia Buriti, no município de Dois Irmão do Buriti. Estarão reunidos lideranças políticas e espirituais, estudantes, pais de aluno, e representações comunitárias da comunidade indígena. Além, dos professores Fernando Azambuja, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (Neppi/UCDB) e Vera Lúcia Vargas, pesquisadora do Programa Rede de Saberes- Apoio a Permanência de Indígenas no Ensino Superior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Aquidauana).

O objetivo é discutir as condições de oferta da educação intercultural indígena e buscar formas de aperfeiçoar as bases das políticas de gestão de programas e ações, a fim de qualificar a educação indígena. Para tanto, são realizadas conferências nacional, nas comunidades educativas e regionais, como esta. As políticas a serem discutidas são de educação intercultural, reconhecimento e regularização da carreira de professor e das escolas indígenas, ensino bilíngue, formação superior indígena, infra-estrutura das escolas, merenda escolar e financiamento.

Questões como por que querem a escola, o que já conquistou a comunidade indígena e como avançar na educação escolar que anseiam, serão tratadas inicialmente, dando base a conferência. É convidada toda a aldeia Buriti, na qual residem 846 indígenas da etnia Terena.

Por Caroline Maldonado

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here