material-escolar-1

Está para acontecer um grande massacre com os índios Tupi Guaranis da aldeia Nhamandu Mirim e Piaçagueira que fica no Litoral Sul de são Paulo.


No Local residem 200 indígenas que estão para perder as terras em que vive devido a construção de um porto no local chamado Porto Brasil. Essa barbaridade conta é obra da ganância do empresário Eike Batista dono do Grupo LLX.


Para os que apóiam esta barbárie o empreendimento representa geração de riqueza e nova-aldeia-peruabe-15receita para a região, grandes investimentos em habitação e qualidade de vida.

aldeia-1

Eu pergunto:

Qualidade na vida de quem??

Como vai ficar a situação dos indígenas?

A Funai está fazendo o quê em relação a isso?

Cadê os órgãos de Proteção ambiental?

A verdade é que se este empreendimento realmente for realizado 200 indígenas estarão sem sua Terra Tradicional e será destruídos os sambaquis que estão no local há mais de 9 mil anos.

nova-aldeia-peruabe-11O Projeto do Porto Brasil  não tem levado em conta os impactos ambientas, nem a existência dos indígenas da região verdadeiros donos das Terras.

Pedimos apoio para que este massacre não aconteça!!

Vejam um vídeo que achei no youtube de autoria da Tv Mongue e conheça um pouco da Cultura do Povo tupi Guarani.


Imagem de Amostra do You Tube


Potyra Tê Tupinambá

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. potyratupinamba@indiosonline.org.br Aldeia Itapoã/Ilhéus-Bahia

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente Potyra , essa luta dos Guaranís aqui do litoral paulista é longa e penosa , conheço bem pelos jornais daqui. A opinião deles pouco importa , oque importa é a riqueza , lucro , geração de empregos para região , e soterra-se toda uma história de anos e anos , despreza-se o sofrimento dessa pessoas como se fossem apenas objetos que podem ser deslocados de um lado para outro , ou simplesmente descartados. Cadê a Funai nessa hora? Vamos divulgar essa luta sim e pressionar pelos direitos dos Guaranís !!!! Parabéns pela iniciativa !!!!

  2. Indios GUARANI
    Sexta-feira dia 22 de outubro, a partir das 19 horas, mobilizacao e panfletagem para alertar sobre a situacao indigena no Brasil e dos Guarani na Baixada. Local: em frente ao Coliseu do rock. A campanha de arrecadacao de alimentos nao pereciveis para aldeia Paranapua continua. Local de coleta: CASA de FAMILIA, Rua Julio Conceicao, 241, Vila Mathias – Santos fone (13) 33261455

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here