20140328_105552
foto Ararawã Baenã
20140328_103109
foto Ararawã Baenã
foto Ararawã Baenã
20140328_105628
foto Ararawã Baenã

I Seminário de AIS E AISAN de estado da Bahia, na aldeia Caramuru, povo Pataxó Hãhãhãe, esse encontro foi construído pela a  necessidades que tem essas categorias. Que durante a história de saúde indígena pouco foram dados os seu valores, sendo eles a base da saúde indígenas.  Contam com a participação de vários agente de saúde indígenas e agentes de saneamento indígenas do estado da Bahia. 

O principal objetivo do encontro é criar  uma Associação Estadual de Ais e Ainsan, documentar as suas demandas, com foco principalmente  solicitar o reconhecimento da profissão, melhores condições de trabalho, melhorar o salário.  Hoje cada profissional ganha o equivalente um salário minimo, e na equipe de saúde é a categoria que mais trabalha, e mais é cobrado a suas atribuições. A maioria dos agentes de saúde indígenas pagam para trabalhar, ou seja, custeiam transporte, xerox e até combustível para resolver assuntos de saúde de suas comunidades. Foi apresentados hoje pelos os Agente de Saneamentos, que também recebem o mesmo valor do salário dos AIS, e que está comprando materiais, tipo tubulação, cola, serra… para que as comunidades não ficam sem a água para o consumo.

É bastante triste o depoimentos de cada Ais e Aisan, eles então se organizando para buscar os seus direitos, que acreditamos é mais do que justo. Eles são a base da saúde indígena, porem não são valorizado e reconhecido a sua atuação pelos as autoridades. É um publico que deveria ser reconhecido e recompensado pelo o brilhante trabalho que executam. A maioria desses profissionais tem família, filhos para cuidar.

foto Ararawã Baenã
foto Ararawã Baenã

 

 

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here