A associação AHIAV, foi criada no ano

de 2006. Houve momentos de crise, mas graças a Deus tudo foi superado, pois é com os erros que chegamos aos acertos. Ela foi criada, objetivando ajudar a comunidade Pataxó Hãhãhãe. As leis públicas tem mudado nos últimos anos e nós, indígenas, para sermos atendidos de fato, resolvemos fundar essa instituição. Os primeiros dois anos foram muito bons. Porém, depois da falta de informações e de uma gestão comprometida, surgiram algumas pendências na Receita Federal, atravancando o desenvolvimento da AHIAV. Nesse mesmo período, ficamos prejudicados, tendo em vista que recorremos a um contador anti índio, o qual não fez as declarações anuais e obrigatórias. Em decorrência, ficamos até o ano de 2012 com a associação paralisada.

No final do ano passado, tivemos uma boa surpresa, que foi a visita de Elismar e Altair, representando Associação de Mulheres em Ação de Porto Seguro/BA. Os mesmo, ganharo um convênio para legalizar todas associações indígenas do estado da Bahia, as lideranças que fazem parte da MOPOIBA solicitaram ao governo do estado a autenticação das referidas associações indígenas, o governo acatou prontamente, e hoje sentimo-nos seguros para gerir a nossa AHIAV. É importante lembrar que os índios estavam tendo muitos prejuízos, pois as entidades estavam irregulares e, dessa forma, ficaram sem poder receber apoio financeiro do governo ou outros parceiros para desenvolvermos projetos sociais. É fato, hoje, que a organização de Mulheres está responsável para legalizar todas as associações, e isso foi muito bom para a nossa associação, já que tivemos a oportunidade de conhecer mais a fundo o funcionamento da organização e administração de uma instituição, que não é tão simples como pensávamos. Dessa forma, com essa nova reestruturação, sentimos a necessidade de fazermos significativas alterações em nosso Estatuto, que agora está de acordo com o novo Código Civil, e com documentação que não sabíamos que precisávamos.

Com esse presente, nós da organização AHIAV, voltamos a fazer nossas reuniões. Domingo passado, dia 03/03/2013 tivemos uma reunião maravilhosa, com a participação da maioria dos associados, onde tivemos palestras sobre motivação, avaliação da nossa instituição desde a sua criação, discutindo os pontos positivos e negativos. Foram também propostas em assembleia geral quais são as nossas metas e objetivos para o ano de 2013. Com isso, as propostas foram bem socializadas e os novos diretores tem muita ação pela frente, o que é bom. Ficou bem claro que nós indígenas queremos crescer, buscar a nossa autonomia e sustentabilidade. Sendo que a base de tudo isso é uma educação de qualidade. Foi bem esclarecido pela a nossa secretária Nelma Pimenta, a qual é professora, que a educação do indígenas se encontra hoje com o pior índice de desenvolvimento escolar, segundo o IDEB (Índice de Educação Básica). Nós, membros da AHIAV, pretendemos defender e propor políticas públicas que visem o bem estar socioeconômico de nosso povo.

É relevante comunicar, que em breve, estaremos também socializando as nossas atividades com outras associações, através do nosso blog que estar sendo construído, como também com a confecção de um jornalzinho bimestral para aqueles que não têm acesso ao computador.

A AHIAV veio para ficar e é uma organização que vai se perpetuar como instrumento de valores indígenas e o bem estar mútuo.

 

Diretoria da AHIAV

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here