A Associação Hãhãhãe Indigena de Água Vermelha-Povo Pataxó Hãhãhãe, recebem em nossa aldeia visitas de grupo de alunos da Univesidade Federal da Bahia(UFBA). Grupo coordenado pela a professora Elizabete de Souza, Paulinha Kalantan e Rosimary Fontes. Foram uma troca de conhecimento entre indígenas e artista universitários.

O encontro foi maravilhoso, aonde teve oficinas de cerâmicas, pinturas, desenhos, palestras sobre arte e principalmente a cultura. O PIBID- Programa Instituído  de Bolsas de Iniciativa Docência, os estudante de Licenciatura  em desenhos plásticos. Esse programa tem por objetivo, pesquisa a implementação das leis 10.639/03 e 11.6643/08, que institui a obrigatoriedades do ensino nas escolas publicas e particulares da cultura indígena.

Esse evento foi muito rico, e produtivo, crianças, adolescentes, jovens e anciões tivermos um momento aonde poderam desenvolver atividade com cerâmicas com grafismo indígena da nossa comunidade. Essa atividades é só o começo de muitas que virão, assim pensam os membros da nossa associação indígenas. Estaremos sempre buscando fortalecer a nossa cultura, e trabalhar o fortalecimento dos conhecimento de  nossos jovens, porque no futuros estaram mais preparados para cuidar de nossa comunidade. E a arte transforma e expressa sentimentos forte que nós indígenas sentimos. Compartilhamos imagens do evento abaixo.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

1 COMENTÁRIO

  1. Maravilhosa experiência de estar com este povo simples e acolhedor, possuidor de grandes riquezas e sabedorias perpetuados ao longo de sua história. Espero poder ter contribuído com o pouco do meu conhecimento….e que este amor revolucionário dos lideres desta aldeia juntamente com as novas parcerias possam fortalecer e estimular crianças e jovens, desenvolvendo novos lideres, guerreiros e artistas para conservação de sua identidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here