Pau Brasil Bahia
Pau Brasil Bahia

O Presidente da AHIAV, Fabio Titiá (Ararawã Baenã Hãhãhãe), participou da organização da conferencia municipal da cidades no município de Pau Brasil-BA, aonde o tema é “Reforma Urbana Já” lema: quem muda a cidade somos nós.

Participando desde dá primeira reunião para a formação do Conselho, e  AHIAV  foi escolhido para representar a comunidade Pataxó Hãhãhãe e também o movimento social do Município de Pau Brasil, o conselho teve com principal objetivo organizar a conferencia da cidades, apresentar os eixos temáticos, mobilizar os munícipes representado todos os segmentos para fazer parte no dia da conferencias. Ficou como coordenado geral Joselito PI. e pela a primeira vez o povo indígena participaram com a finalidade de socializar os nossos desejo de ver uma  cidade  construída sem preconceito e discriminação cultural.

A conferencia aconteceu nos dias 16 e 17 do mês de Maio, aonde foram feitos palestras em plenárias  e discussão com propostas em oficinas de grupos, no período da tarde do dia 17  focou para aprovação das proposta pelo os delegados municipais, e escolha dos delegados titulares e suplentes que irão no mês de agosto para a conferencia  Estadual que reunirá delegados de todos os municípios da Bahia,  ainda esse ano vai acontecer a conferencia Nacional das cidades.

Foram escolhidos 4 delegados suplente e 4 titulares, sendo um dos titulares  o presidente da AHIAV Ararawã Baenã titular e Professor indígenas  Edílson de Jesus (suplente), foram eleitos para delegados e vão representando o município de Pau Brasil-BA.

Em conjunto com representante do município de Pau Brasil queremos está defendendo interesse voltada para as comunidade indígenas presente nos municípios da Bahia, já que a maioria das aldeias de nosso país tem cidades próxima, e na maioria os indígenas depende delas para resolver assuntos de interesse da comunidades  e é nossa intenção querer que seja aprovados as nossas propostas escolhidas  na conferencia de base.  Agora no município de Pau Brasil está abrindo as portas para os indígenas, depois que muitas lutas foram travadas… mas mesmo assim hoje somos bem vistos pela a maioria dos munícipes, temos demostrados que sabemos viver bem em sociedade. Agradecemos também ao prefeito Dr Alberto, e  o grupo de trabalho dele, pois o mesmo tem nos dado muita apoio a nossa causa.

Sabemos que é uma luta viver em sociedade, mas que todos apreendam a respeitar e aceitar a diversidade cultaral prensente em cada município desse país.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here