A situação da saúde indígena se agrava cada vez mais. Na comunidade Indígena Pataxó Hãhãhãe, está difícil para os profissionais da Equipe Multi disciplinar poder desenvolver as sua atividades, por falta de condições e estrutura. O povo indígena está sofrendo, pessoas está morrendo por negligencia da burocracia do órgão SESAI. As lideranças indígenas Pataxó Hãhãhãe, desde o mês de julho que vem lutando em busca de melhoria na saúde, foi feito um movimento na sede do DSEI, onde viemos cobrado uma serie de necessidades, aonde o órgão se comprometeu a fazer algumas ações emergenciais e até agora o acordo foram descumpridos, já teve a presença da coordenadora Nancy aqui na aldeia Caramuru, conheceu a realidade de perto, porém as situação da saúde da comunidade indigena tende a cada dia que passa a piorá.

Índios Online, visitou a casa de apoio do SESAI, em Pau Brasil, aonde o técnico de enfermagem Aluísio Costa (índio), nos falou da sua grandes dificuldades que vem enfrentando na saúde, sem condições minima para desenvolver o seu trabalho. Ele usa seu celular para fazer ligação para o SESAI,(os créditos são dele) onde o telefone fixo do órgão foi bloqueado para o serviço. Em sua expressão de sofrimento e dificuldades em seu trabalho,”Aguardamos a ação da SESAI, pois o acordo entre FUNASA E SESAI, está prejudicando o trabalho de saúde, estamos sem transporte, os exames agendado estão perdendo por falta de carro para conduzir os pacientes… a equipe do PSFI estão sem poder visitar a aldeia, também por falta de transporte, médicos, dentista, enfermeiras, ou seja toda estrutura está prejudicado. Segundo o órgão eles pedem aos motorista para vim trabalhar, mas, os mesmo não querem por falta de diárias, pois o novo governo, cortou recurso destinado as diárias para o servidor, permitindo apenas 40 diárias ao ano, e as diárias do motorista está saturado. Segundo alguns relatos do profissionais do volante, eles estão pagando para trabalhar. OS EXAMES ESTÁ SENDO CANCELADOS E TODOS QUE MARCAMOS SÃO DE PRIORIDADE EMERGENCIAL, RECENTEMENTE TEM  MORREU INDÍGENAS SEM SABER O FATOR DA MORTE, COMO EXEMPLO O CACIQUE REGINALDO RODRIGUES, QUE MORREU NO HOSPITAL REGIONAL, AONDE O MÉDICO DECLAROU CAUSA DE MORTE DESCONHECIDA. “

É lamentável e terrível a forma que é tratado a saúde do índio no Brasil, ainda na casa de apoio a enfermeira Verônica M. Santos, da equipe do PSFI, faz atendimento pré-natal no fundo da casa de apoio, pois ela não tem transporte para leva-la para atender no posto de saúde que fica na aldeia. Algumas gestante estão pegando carona em carro de estudante para fazer o pré Natal na cidade, algumas já estão nos dias de parir. Nos perguntamos cadê a atenção da saúde da mulher que o novo governo faz a sua propaganda, nós precisamos de vida é agora no presente, pois se continuarmos assim, talvez não teremos um futuro.

Aluísio mostra as situação que se encontra os armário com medicamento básico, ele nos informa que os medicamentos que se encontra na prateleira é doação da farmácia básica do município de Pau Brasil, e são em poucas quantidades o que atrapalha em atender as demandas da comunidade.

Esperamos que venha melhorá a saúde da comunidades indígenas, pois do Jeito que está não dá para nós elogiar o SESAI.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
A muito tempo lutando em prol do Povo indígena do qual faço parte, até ameaças de morte já recebi. Mas não me calo! pois os espíritos de meus antepassados está comigo. E a proteção de Tupã.

3 COMENTÁRIOS

  1. Caro parente, é dificil a situação da saúde indigena, com a mudança da FUNASA para o SESAI foi mesmo que trocar “seis por meia duzia” tanto dinheiro que o governo destina À saúde pública e nada é nada.
    O que será preciso fazer para mudar essa triste realidade? Se a gente faz manifesto em busca de nossos direitos, eles nos processam e a policia federal a mando da soberania nacional prende nos, mas a mesma policia não cumpre o que manda a lei que garante nos uma saúde de qualidade com atenção basica continuada e quem desvia (não pode falar quem rouba, tem que ter ética até na hora de roubar) o dinheiro público estão ai ocupando cargos… lamentável, até quando vamos viver sendo castigados pelos Órgãos que nos representam!!!

  2. No Brasil existem mais de milhoes de brasileiros com sangue de indio e muitos deles sao médicos, enfermeiros e trabalhadores na Area da saúde. No dia em que este povo acordar para a realidade deixando de viver de ilusoes( Televisao, Carnaval, Futebol e fanaticos religiosos)teremos um mundo mais justo para todos!
    A saude, educacao e bem estar social é um direito para todos!!!!

  3. será possivel que nimnguem vê que esse pessoal não entende nada de saúde indígena. quantos mais vão ter que morrer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here