A floresta é a expressão máxima da biodiverssidade, a sua exuberância em espécies, de animais e vegetais, em condições habitáveis para os seres humanos vem desde os tempos imemoriais. Os indígenas tiveram participação na formação desse ecossistema, agindo no meio ambiente, criando espécies da necessidade cultural.

Para os tupis, Nhanderu no começo do mundo criou a terra, colocou o índio para cuidar da Grande Roça (a floresta), nasceu assim a tribo e tudo que o povo indígena queria estava ali.
A verdadeira roça tem tudo em abundância , é o conjunto total do ambiente e utilizado pela tribo: árvores frutíferas, pau-de-arco, pau-de-canoa, genipapo para pintura, cana de flecha, coité como instrumento musical, sapé para cobertura da maloca, mandioca, milho, banana, mamão, urucum,etc. Temos na roça diverssos animais: cutia, paca, anta, arara, abelha, onça, tatu, pássaros em geral, peixes, répteis, insetos. Para complementar a Grande Roça temos dentro dela rios, lagos, argila para a cerâmica, serras, cavernas. Atualmente é muito difícil possuir uma Grande Roça como no princípio, mas a maneira de aproximar-mos mais dessa realidade é a Agrofloresta, por cultivar maior número possível de plantas, respeitando as condições naturais. Em termos de importância global, a floresta constitui como a maior indústria do mundo, produz gases indispensáveis a vida , o gás carbónico e o oxigênio, sem esses elementos todos morreríamos . Todos os seres vivos que faz parte de uma região, faz
parte da roça. Cada ecossistema é um tipo de roça: Mata Atlântica,
Caatinga, Cerrado,Floresta Equatorial, Mangue, Pantanal etc. No Brasil
cada povo indígena tinha sua roça, muitas árvores centenárias e
milenares é um legado de nossos antepassados, devemos fazer nossa parte “plantar”, que a natureza nos ajudará a criar seus filhos amados.
Nhenety Kariri-Xocó
assista a essa experiencia no sertão:
http://www.agrofloresta.net/videos/policultura_no_semiarido-permacultura.htm

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “uma floresta , roça, casa” e como em nossa casa à deixamos organiza e limpa, e à cuidamos e á mantemos em equilibrio.O planeta terra é nossa casa ,nossa roça e nossa floresta:e cabe a nós se a queremos em pé e organizada ,cuidar dela.

  2. O indio é a essencia divina na forma humana.Todo conhecimento indígena junto é o trabalho na cura do homem e a clarificação corporal através dos elementos do meio em que vivem..que todos possam se unir para se valorizare saber trocar sem perder a identidade.
    {}’s She mel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here