Amigos indios online, venho mostrar pra vocês o que está acontecendo com nossos parentes da Terra Entre Serras Pankararu.

Esta é uma materia que foi postada em um site desta cidade, onde nossos parentes irmãos estão lutando pelo direito que nos é garantido, mas  os impostores sempre arrumam uma forma de nos desqualificar, chegaram ao ponto de dizer que Entre Serras é uma aldeia inventada. Pelo que vejo, não sabem mesmo de nada sobre índio e de Pankararu. Entre Serras não é uma aldeia, ela é uma Terra Índigena do povo Pankararu………

Agora estão tentando invalidar junto ao Ministerio da Justiça a demarcação da Terra Entre Serras Pankararu.

segue o link da materia abaixo para conhecimento de todos:

http://tacaratu.com/internas/read/?id=1354

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É, Bartor realmente eles não conhecem a verdadeira historia de como tudo se deu inicio a descarracterizasão da raça indigena pankararu, e ao genocidio que sofreu toda nossa cultura, tradição e nosso bem maior, a identidade do indio que é suas caracteristicas, seu dialeto (lingua mãe).
    Quanto a nós Pankararu, somos Indios verdadeiros.
    Meu amigo Juraci, nunca existiu indios falso ou de mentira, apenas nós nunca aceitou que niguem advogasse por nós porque, todas as vezes que houve isso por parte de um não indio, sempre teve enterece proprio.
    Hoje estamos atingindo um patamar de igualdade de conhecimento das leis, e não precisamos mais que ninguem fale por nós. E essa independecia que nós Pankararu estamos conquistando preocupa muito, os governantes e pessoas com intereces diferentes dos nossos.

  2. Meu caro Koãn (???) descendente dos indios Pankararus. Acho interessante a conversa de vocês; de um lado reclama da descaracterização da cultura indígena, culpa dos brancos, por outro lado, se utilizam de todo o conforto que o homem branco trouxe. Energia elétrica, eletro-domésticos,Televisão, Rádio, Telefone fixo e celular, Relógio, fogão a gás,veículos auto-motores e etc etc. Tudo isso são coisas ruins para a cultura indigena, descarecteriza a cultura indígena.Os índios tem que andar a pé,caçar e pescar com arco e flecha. Não deve se utilizar nada do homem branco. Mas isso, você não querem abrir mão. Porque já experimentaram, e descobriram que tudo isso, é bem melhor do que as coisas que seus antepassados usavam, porque não conheciam as coisas boas que o homem branco inventou. Nenhum de você, quer mais ficar na idade da pedra lascada ou na idade da pedra polida, porque sabe que a cultura do homem branco, dos quais muitos de vocês são tambem descendentes, é bem melhor do que os costumes do índio não civilizado. O que vocês realmente quer e desejam, é usufruir das benesses, que a lei faculta aos indios, que vivem em estado natural e precisam da tutela do estado.Porque seu nível de conhecimento, não lhe permite sobreviver sem a ajuda do poder publico. Se colocar no mesmo nível desses, é mais cômodo para os descendentes distante daqueles. Assim o poder publico lhes assiste em todos os sentedos. Não sendo necessário pagar nenhum tipo de imposto, tem estudo gratuito, cota de vaga garantida nas universidades federais. Acho que vou me juntar a uma tribo qualquer, para gozar dessas benesses. Eu sou de pele morena, e cabelo liso; certamente, como a maioria do povo brasileiro, tenho sangue de índio correndo nas minhas veias.Só falta me cadastrar em alguma aldeia e passarei a gozar de todos os beneficios. Naõ aconteceu isso no Brejo dos Padres? Onde muitos moradores do Porto Real do Colegio, agora é cadastrado como índio Pankararu? Fácil, não….

  3. Meu presado amigo desconhecido Juraci de Menezes, você até parece que está vivendo aqui na área. Olhe,Petrolandia vive esse mesmo drama que BCaldeirão passa, e o pior tivemos que sair com o mesmo decreto que Flha Branca e as demais e eles estão com toda rasão em não aceitarem a saída, pois nós fomos enganados pelo o INCRA(orgão do GOverno0 QUE NÓS IRÍAMOS PARA OUTRA TERRA E ATÉ AGORA NADA DE CONCRETO.A mais de 7 anos e as failias estão no munda da amargura. E as nossas propriedades tudo destruidos, Iso podemos qualificar como INJUSTIÇÇA SOCIAL.Concordo com a resistências deles porque se nós soubessemos que irámos passar por isso agente não tinha saido de nossas comunidades que vem de séculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here