memoria.kx.25 061Na sede do Ponto de Cultura foi realizada uma reunião dia 1º de Junho de 2013, Associação Força Jovem Kariri-Xocó com o PVPI, Lideranças Indígenas, Conselho Tribal, promovido pelo Ponto de Cultura Horizonte Circular. A pauta da reunião é para o Fortalecimento Cultural, problemas detectado na comunidade, alcoolismo, drogas, bom e o mal usso da tecnologia. Apresentação de propostas Grupo Força Jovem Kariri-Xocó ACREDITANDO NO FUTURO. O que nos impulsionou a criar o Grupo Força Jovem Kariri-Xocó Acreditando no Futuro na nossa Comunidade, não foi apenas a vontade de fazer parte de mais um grupo, mas sim a vontade e o desejo de ver nossa comunidade em um cenário mais justo e democrático.
SER JOVEM É NUNCA DEIXAR DE SONHAR !!! VAI NESSA SUA FORÇA …JUNTA-TE A NÓS.
– QUEM SOMOS ? Um Grupo de Jovens Índios Kariri-Xocó Unidos Pela Força, Que Conhecem a Realidade Social, Economica, e Cultural de Nosso Povo e Sonham com Um Futuro Mais Justo Para Nossa Comunidade.
– O QUE QUEREMOS ? Melhorar a Situação de Vida de Nossa Comunidade e Lutar Para Que Nossos Direitos Como Cidadão Indígena Sejam Garantidos como Diz a Lei.
– OBJETIVOS DE TRABALHO GRUPO FORÇA JOVEM
a) Apontar problemas existentes em nossa comunidade e juntos buscar soluções,
b) Desenvolver plano de ação para resolver os problemas existentes em nossa comunidade.

PROJETO MEMÓRIAS HISTÓRICAS DO POVO KARIRI-XOCÓ
UM POVO DE MUITAS CULTURAS

ALDEIA KARIRI-XOCÓ

APRESENTAÇÃO

O Povo Kariri-Xocó é formado por a junção de duas etnias os Kariris do Município de Porto Real do Colégio-AL., e os Xocós oriundos de POrto da Folha-SE. Os dois povos vivem juntos a mais de 100 anos. Além dos Kariri-Xocó também fazem parte da história desses dois povos Karapotós, Aconãs, Tupinambás, Natus, Pankararu, Xucuru-Kariri e Fulni-o que de alguma forma contribuiram com a formação da história do povo Kariri-Xocó e introduziram marcas de suas culturas em nossa comunidade, por isso nomeamos o Projeto de Pesquisa como ” Memórias Históricas do Povo Kariri-Xocó – Um Povo de Muitas Culturas ” .

Cada tempo que passa são esquecidos muitos conhecimentos e saberes de nosso povo, as pessoas vão morrendo e levam consigo um grande acervo de conhecimentos que precisam ser preservados e mantidos vivos em nossa comunidade.
Com isso o projeto a ser desenvolvido, nasce da vontade de um Grupo de Jovens que visa deixar registrado a história de um povo, que há centenas de anos vivem no território brasileiro alagoano, possuidor de um passado de lutas e conquistas, cuja memória histórica precisa ser  conhecida, discutida e repensada.

PROBLEMATIZAÇÃO

A ausencia de documentos escritos que possibilite a futuras gerações se apropriarem de conhecimentos e história de vida dos velhos Kariri-Xocós e assim darem continuidade a preservação dos saberes do seu povo e valorizarem a sua identidade cultural.

JUSTIFICATIVA

Todo povo é formado de uma base cultural e carrega dentro de si um grande acervo de conhecimentos que são construídos ao longo de suas vidas. E foi pensando em construír um acervo de memórias do povo Kariri-Xocó, valorizar e resgatar a história de vida e os saberes dos mais velhos que por aqui passaram e aqueles que ainda aqui estão construindo a sua história que pensamos em desenvolver um projeto que resgatassem e registrassem os conhecimentos dos velhos Kariri-Xocós, com o intuito de repassar os seus saberes para as futuras gerações, pois sabemos que cada pessoa é um livro vivo de cada geração será um grande volume desta grande biblioteca humana.

OBJETIVO GERAL

Conhecer, registrar e divulgar os conhecimentos dos mais velhos para a preservação de nossa identidade cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Resgatar, valorizar e registrar a história de vida de cada pessoa idosa e falecida da comunidade,
Compreender e respeitar a importancia dos saberes dos mais velhos para a nossa comunidade e identidade cultural,
Refletir sobre o passado para compreender o presente,
Construir roteiros para realizar entrevistas com as pessoas mais velhas da comunidade,
Realizar entrevistas com as pessoas da comunidade,
Apropriar-se da extrutura do genero textual biografia para elaboração do trabalho,
Montar as biografias de cada pessoa que serviu de objeto de pesquisa,
Apresentar a comunidade as biografias produzidas.

METODOLOGIA

O projeto será realizado com base em pesquisa de campo ( entrevistas com pessoas da comunidade, vídeos, imagens, objetos filmagem de relatos orais, documentos escritos como livros e dados no cadastro da FUNAI ) .

RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que através deste projeto de pesquisa seja produzido um livro com as biografias dos velhos Kariri-Xocós.

Este texto foi Apresentado em Exibição pelo Grupo Força Jovem Kariri-Xocó .

Nhenety Kariri-Xocó.

 

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A força está nos jovens que busca a sabedoria nos mais velhos. A união e o compromisso com a causa nos faz forte e consciente pelo um mundo mais justo e humano para as comunidades, que focam o coletivo. Parabéns Parentes por essa organização de jovens!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here