Os Griôs Pankararu, igualmente aos demais anciãos da Aldeia, já vem há muito tempo desempenhando uma importante participação na história e na vida cultural de toda a Comunidade Indígena…

Esses Mestres e Aprendizes de Tradição detêm os saberes culturais vindos de geração a geração, sempre se preocuparam com a educação das crianças, já pensando no fortalecimento da nossa identidade, taí a nossa existência hoje. Apesar de várias tentativas a ponto de sermos forçados a conhecer e vivenciar outras culturas contrárias a nossa.
Temos Escolas em todas as quatorze Aldeias que fazem o Povo Pankararu; sentíamos a ausência das histórias, lutas e conquistas do povo, nunca nos conformamos com os métodos de educação que recebíamos na Escola. O que os livros didáticos traziam sobre nós, um dos exemplos claro é que valorizavam e estampavam os nossos livros com os índios americanos. Hoje podemos dizer que através de muita luta, conseguimos um ensino diferenciado, a nosso caráter, específico com a nossa histórias e realidades. Pois temos o privilegio de termos nossos professores todos índios e de fazermos o nosso próprio planejamento diferenciado de aula.


Os Anciões ganham papel principal, podem contar e cantar as histórias de acordo com as nossas realidades. Contar para as nossas crianças na Escola sobre a importância dos nossos rituais, das nossa ervas medicinais, dos curandeiros, das nossas parteiras tradicionais, do espaço físico e natural, lembrando sempre que precisamos da dignidade, do respeito a vida do modo diferenciado se sermos.

A ação Griô Pankararu que já vinha se desenvolvendo com a comunidade, encontros com jovens em geral, desta vez teve realização na Escola Dr. Carlos Estevão, localizada na Aldeia Brejo dos Padres. Estavam presente os alunos e professoras das 3º e 4º séries do primário. E contou com a presença do Aprendiz de Tradição, o índio Pankararu, Atiã.

Que iniciou a conversação com um ritual próprio dos Pankararu, cantando um lindo toante (cântico indígena) em roda que é oferecido somente em momentos especial como este.

Ele contou muitas histórias, sobre as danças e as práticas que eram usadas por nossos ancestrais. A relação que a Natureza, os Animais e a Terra exerce sobre as nossas vidas.

Não só contou, como cantou e escreveu no quadro a letra de cada Cântico, toante que cantava ou dançava.

Relembramos como ainda preservamos o Reizado, que é uma dança antiga que foi introduzida a nossa cultura e preservada até os dias atuais por nós Pankararu, da Dança do Passarin, que é uma parte do nosso ritual Pankararu.

Como o nosso Aprediz de tradição costumava participar dessa dança, teve facilidade de mostrar os personagens, seu nomes e funções na dança, sempre cantando em cordãos os cânticos.

Depois de todos verem e ensaiarem passos das danças, o Aprendiz de Tradição teve maior orgulho ao ver que não foi difícil para as crianças aprenderem todos os passoas ensinado.

As personagens do Reizado são:

.O Jaraguá

. A Margarida

.Os Doidos

.Os Mateus

.O Gentil

.A Rainha

.O Contra – Mestre/

.Os Cordãos Encarnado e Cordão Azul

.E pra fazer o som, o rítimo temos os Tocadores de pandeiro e cavaquinho

* Letra do Reizado:

De madrugada
Quando o galo canta
A moça se levanta
E pega a imaginar

Ai, ai meu Deus
que noite tão cruel
Meu Deus cadê o sol
E a lua clarear.

Toante Pankararu:

Passarin tá cantando

Passarin tá cantando

Passarin tá cantando

Passarin tá cantando

Mas ô passarin

Passarin do Bebedor

Passarin da Quixabeira

Mas ô passarin

Passarin do Juazeiro

Passarin do pé do milho

Toante Pankararu

Tava na mata

Tava na mata

Tirando mel

Tirando mel

Mas ô quem cheguou

Os Pankararu

Mas ô quem chegou

Os Pankararu

Mas tá cantando

Os Pankararu

Quem fuma o Kampiô

Os Pankararu

YURAN PANKARARU
yuran.indiosonline@gmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. FINALMENTE DESCOBRIMOS O CAMINHO PARA ACEGURAR E GARANTIR A SOBREVIVêNCIA DE UMA CULTURA TÃO RICA E BONITA QUE TEMOS, ESTAMOS NO CAMINHO CERTO EO NOSSOS ANCIÕES MAIS SÁBIOS PANKARARU MERECE TODA NOSSA REVERENCIA E RESPEITO, POIS ELES SÃO RESPONSAVEIS POR TODA MAGNIFICA CULTURA QUE TEMOS.PARA COMBATER TODA MANIFESTAÇÃO IDEOLOGICA QUE SE APRESENTE COMO UNICA VERDADE E CONTRARIA A NOSSA RELIGIÃO PANKARARU. E ISSO DEVE SER FEITO COM A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS´POIS A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA VAI GARANTIR A VIDA DA CULTURA PANKARARU, CONTUDO NÃO DEVEMOS NÓS DIETANCIAR DO MUNDO COMO TODU, DEVEMOS ENSINAR TAMBÉM PARA QUE SEJAM CAPAZ DE SE DEFENDER DAS ARMADILHAS ARMADAS, QUANDO ACONHECEMOS NÃO TORNAMOS PRESAS FÁCEIS, ALEM DISSO FICAMOS MAIS FORTES E SE DISTANCIAMOS DA PARTE PODRE DESSE MUNDO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here