Aconteceu nesta madrugada mais uma das arbitrariedades cometidas pelo Estado Brasileiro para com os Povo Indígenas Brasileiros.

Indígenas de várias partes do Brasil acampados na Esplanada dos Ministérios, foram cercados pela cavalaria, , cachorros e armas de forte calibre do Bope, Polícia Federal, Força Nacional e PM. Os Indígenas estão pacificamente reivindicando seu direitos. Será que nós indígenas não podemos reivindicar nossos direitos? Porque não se escuta o que as lideranças presentes querem???

Sabemos que existem muitos interesses por traz de tudo isso … Vamos ficar atentos meus parentes!! ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO HISTÓRICO DO MOVIMENTO INDÍGENA BRASILEIRO!!!

Nossos Parentes protestam contra o Decreto 7056/09, que reestrutura a Funai sem nenhuma consulta a nós Povos Indígenas, negando inclusive nossos Direitos Constitucionais e Internacionais.

Se esse decreto for aprovado, possibilitará (na verdade já foi uma estratégia) a aprovação  do Projeto de Lei de Conversõ nº 1 de 20100que em seu próprio caput diz “institui o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – REPENEC” e também a Emenda Nº35 que ” Altera os Limites da Floresta Nacional do Bom Futuro” (…) “passando a área desta unidade de conservação dos atuais cerca de 280.000 ha (duzentos e oitenta mil hectares) para cerca de 97.357 ha (noventa e sete mil, trezentos e cinquenta e sete hectares).” Isso representa a entrada da indústria mineradora e petrolífera na Amazônia.

Ao longo desses meses os acampados acreditam já ter conseguido uma vitória: O CNPI (Conselho Nacional de Políticas Indígenas) foi derrubado e hoje encontra-se Ilegal. Dentre as reivindicações está que o menbros da CNPI é escolhido sem a consulta às Comunidades.

Os indígenas não são recebidos desde que estão acampados. Protestam contra a CNPI (conselho nacional de políticas indigenas) que foi derrotado na Câmara e por tanto não é legítimo, cujos membros são indicados políticamente sem votação das comunidades. Querem a deposição do atual presidente da Funai Marcio Meira e querem eleger um presidente Indígena para o Cargo.mas não podemos ser brutalmente retirados pela Polícia Federal e pelo Bopi nesta madrugada. Estavam presetes no local homens, mulheres, crianças e idosos

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Advogada Indígena, militante social pelos Direitos Humanos Indígenas. Potyratupinamba@indiosonline.org.br

6 COMENTÁRIOS

  1. O que pensar de um governo dito popular que utiliza os mesmos mecanismos da ditadura militar que avassalou o Brasil. com a ferocidade dos tiranos? estamos diante de um monte de nazistas com capa de deputado federeal de senadores que vivem no reino da corrupção, de gente quer só tem discurso, de um presidente que só pensa em achacar o povo ocom os mais altos impostos do mundo, de um país onde os ditos civilizados catam restos de lixo para comer, de ladrões com cara de santos, de todo tipo torpe de gente que só pensa em sí mesma, em todos os lugares deste país só vemos uma tralha de bandidos se escudando na bandeira dasa democracia e a esbórnia do dinheiro públicio em beneficio destes deputadinhos, federais e estaduais que são a vergonha da Nação e onde fica a dita Costituição Brasileira que nunca foi e nem é respeitada, a hora lutar é essa cada macaco no seu galho, mas temos que nos escudar em nossas potencialidades para vencer todo este mundo de absurdos. onde o branco civilizado só vê a nação indigena como um folclóre e para esplorar toda sua capacidade como fonte inesgotável de valores naturais. Chega de mesmice na internet e fazer valer os direitos da cidadania por coisas sérias que é o bem estar e uma melhor qualidade de vida para indios e outros que no Brasil vem à beira da miséria. Chega do governo federal ficar protegendo o Irã com suas atividades atomicas, chega DE MANDAR DINHEIRO paras a Grécia e proteger o Haiti(entre outros) quem precisa ser defendido por Lula é o POVO BRASILEIRO.

  2. Acredito que o acampamento que está acontecendo é mais uma forma de lutar pelos nossos direitos e pela melhoria de nossas comunidades.
    O que não pode acontecer é nos deixarmos levar por um jogo político de interesses que é o que está acontecendo.
    Será mesmo que a CNPI é a culpada pela “reestruturação” da FUNAI???Ou está servindo de bode expiatório para os verdadeiros culpados!!!!
    Parentes analisem a situação!!!
    Quem conhece os parentes que estão lá percebem que são os mesmos parentes que sempre lutaram e ainda lutam juntos nos acampamentos, reivindicações e mobilizações indígenas!!!Como qualquer um eles passíveis ao erro mas tenho certeza que a CNPI como uma conquista do movimento indígena não pode ser colocada nessa roda de fogo e seus membros antes de serem participantes dessa Comissão são tão índios quanto nós!
    Vamos analisar a situação e buscar o melhor para todos!

  3. ACREDITO QUE ESSAS PESSOAS DO ACAMPAMENTO, SÃO PESOAS INVEJOSAS, SÃO PESSOAS SEM CAPACIDADE DE ADMINISTRAR E ESTÃO QUERENDO BAGUNÇAR E DESPREGIAR O MOVIMENTO QUE JÁ ESTÁ SEGUINDO, POR APENAS INTERESSES PESSOAIS. É PRECISO QUE VOCÊS CAMINHEM COM SUAS PROPRIAS PERNAS, COM IDEOLOGIAS QUE NAO ESTEJAM VINCULADAS A QUALQUER PARTIDO VAGABUNDO. NÃO FIQUEM SE ESCONDENDO OU SE SUSTENTANDO ATRAS DE PARTIDOS POLITICOS CONTA O GOVERNO, COMO PSDB E DEM. A LIBERDADE É A MELHOR ESCOLHA DE UM BOM CIDADÃO. TENHAM ATITUDES PRÓPRIAS. NÃO SEJAM FALSOS.O MOVIMENTO INDIGENA ESTÁ FLORESCENDO AGORA E VOCÊS ESTÃO MANCHANDO TUDO ISSO, TODAS ESSAS CONQUISTAS, POR COISAS “MESQUINHAS”, TUDO POR IDEAIS POLITICOS “APORCALHADOS”.
    NÃO ACREDITO EM VOCÊS E EM SUAS IDÉIAS, REVOLUCIONARIOS SEM CAUSAS, SEM PRINCIPIOS. VOCÊS SÃO APENAS ANARQUISTAS QUE NÃO SABEM O QUE PENSAM E O QUE FAZEM. SE MUITOS NÃO SABEM, ESSES MESMOS REVOLUCIONARIOS COMETERAM O DELITO DE TENTAR AGREDIR PESSOAS DO MOVIMENTO INDÍGENA QUE ESTAVA EM BRASILIA PARA DEFENDER NOSSOS DIREITOS.
    QUE SÃO VOCÊS? PESSOAS FAJUTOS? QUE SE ESCONDEM EM PARTIDOS POLITICOS EM PLENO ANO ELEITORAL, QUE FOGEM DOS DA CAUSA INDIGENA.

    PENSEM NAS SUAS ATITUDES!

  4. OLHA EU FICO ATÉ SEM PARALAVRAS, UMA SITUAÇÃO QUE ENVOLVE INDIOS, POTYRA A QUEM COLOCOU A MATÉRIA, MINHA AMIGA; SANDRO TUXÁ O CRITICADO, MEU AMIGO DE MUITOS ANOS CONHEÇO A HISTÓRIA DO POVO DELE NA PALMA DA MINHA MÃO PQ O ESPIRITO DE LIDERANÇA DO SANDRO É TRADICIONAL, TENHO UM IRMÃO LUIZ TITIÁ QUE FAZ PARTE DA (CNPI) AI EU Ñ VOU FUNDAR MUITO NÃO…MAIS TEM UMA COISA SE EU VER E TER PROVAS CONCRETAS EU DETONO, Ñ É PQ É MEU IRMÃO EU VOU PASAR A MÃO PELA CABEÇA…EU COMO IRMÃO MAIS VELHO EU SEMPRE ESTOU SENTANDO E CONVESANDO COM ELE E ACONSELHANDO…VAMOS TER CUIDADO PARA NÃO SERMOS USADOS NOS ESQUEMAS POLITICOS DOS ANT-INDIOS TEMOS QUE NOS ORGANIZAR…EU SOU ANT-POLITICOS, MAIS COMO É UM INDIO UM PARENTE EU VOU APOIAR SIM… NÓS SEMPRE VOLTAMOS NO BRANCO… E PQ Ñ VOLTAR NO PARENTE???? QUE É GENTE DA GENTE…E OUTRA COISA MEUS PARENTES VAMOS LER MAIS O PORTAL DA FUNAI QUE ESTÁ LÁ TODOS OS ASSUNTOS DISCUTIDOS NA (CNPI) EU ACREDITO QUE OS COMPANHEIRO PODEM ESTÁ COM SUAS RAZÕES… PARA QUE TEMOS LIDARANÇAS CONSELHEIROS NA ALDEIA É PRA ISSO DAR CONSELHO E ORIENTAR SEUS MEMBROS… EU GOSTARIA DE DIZER UMA COISA ESSA MATÉRIA EU ACHO QUE Ñ PODERIA SAIR ASSIM PQ LÁ NA (CNPI) TEM MUITOS INDIOS DE OUTRAS ETNIAS, E TEM APOIO DO SEU POVO, ATÉ ACONSELHO A POTYRA SE ELE PODESSE MUDAR ESSA MATÉRIA FICARIA MELHOR, CERTO MINHA AMIGA… EU CONHEÇO O SANDRO ELE É DE MOVIMENTO É CONHECIDO AQUI E NO EXTERIOR…SÓ QUERO LEMBRAR UMA COISA EU JÁ VI VARIAS VEZES DE INDIOS URBANOS, APROVEITAR DA SITUAÇÃO PARA TIRAREM APROVEITO… SE TEMOS NO BRASIL MAIS DE 250 POVOS DIFERENTE E PQ SÓ 08 ETNIAS ESTÃO REIVIDICANDO CADÊ O RESTANTES DOS POVOS PELO O NUMEROS DE INDIOS QUE TEMOS NO BRASILA ERA PARA ESTÁ UM NUMERO DE INDIOS EM MASSA EM FRENTE AOS MENISTERIOS… OLHA EU SÓ DIGO UMA COISA ESTAMOS NO ANO POLITICO, ESSAS PESSOAS ESTÃO SENDO USADOS TEM PEIXE FORTE POR TRAS DISSO…TENHA CUIDADO MUITO CUIDADO MEUS PARENTES… SÓ PRA LEMBRAR O NOME DE SANDRO TUXÁ A PRÉ-CANIDATO ESTÁ FALADO A MUITO TEMPO, INCLUSIVE ESTÁ EM ALGUNS SITES O DELES E DE OUTROS COMPANHEIROS INDIOS…FORAM DIVULGADOS PELA PROPRIA FUNAI, PODEM PESQUISAR QUE VCS VÃO ENCONTAR… EM UMA REUNIÃO EM ITABUNA NO ANO PASSADO FOI CITADOS PARA OS COMPANHEIROS ALI PRESENTE, SE Ñ PASSARAM PARA AS COMUNIDADES, AI O COMPANHEIRO SANDRO Ñ TEM CULPA…OLHA EU FICO POR AQUI TÁ GENTE, Ñ VOU FUNDAR MUITO PQ Ñ VEJO MOTIVOS..UM FORTE ABRAÇO PARA TODOS INDIOS E Ñ INDIOS.
    OBS: QUANDO EU FALO QUE TEM PEIXE GRANDE POR TRAS DISSO INFELIZMENTE EU Ñ POSSO ESCREVER EM PUBLICO, MAIS PODEM MIM PERGUTAREM QUE EU DIGO AS VCS: jovanildotitia@hotmail.com. tel: (73) 9193-3844.AS VEZES TEMOS QUE NOS CUIDAR MEUS PARENTES, “QUEM VER CARA Ñ VER CORAÇÃO”..

  5. “FAÇA O QUE FALO MAIS Ñ FAÇA O QUE FAÇO”… EU ATÉ MIM PRECIPITEI. QUASE EU JOGO UMA ÓPINIÃO ERRADA NO AR..KKKKK DESCUPAS GENTE É PQ EU CONFUDI AS BOLAS… EU VEJO ASSIM TEMOS QUE UNIRMOS E JUNTOS BUSCAR NOSSOS OBJETIVOS, PQ ULTIMAMENTE ESTAMOS DESORGANIZADOS… SÓ QUERO LEMBRAR UMA COISA OS TRÊS POVOS AGORA TEM QUE SENTAREM PARA TOMAR QUASQUER DECISÕES, COMO PATAXÓ, PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE E TUPINAMBÁ.PQ SE PARTIREM PARA O IDIVIDUALISMO Ñ VAMOS A LUGAR ALGUM, E SE FORMOS REFLETIR O PASSADO, QUANDO ERAMOS UNIDOS E ORGANIZADOS, AS COISAS ERAM BEM MELHOR, VCS VIRAM QUANTOS AS TERRAS ABRANGIRAM, E HOJE COM AS NOSSA DESORGANIZAÇÃO ESTAMOS PREJUDICADOS…QUANDO TIAMOS O CONSELHO DE CACIQUE SUL. BAIXO-SUL E EXTREMO-SUL… ERA OUTAR COISA, PRA QUEM Ñ É CONHECEDOR DA HISTÓRIA TENTA BUSCAR QUE VCS VÃO VER COMO FUCIONAVA AS COISA…SÓ QUE NA ÉPOCA EXITIA UM ESQUEMA POR PARTE DA FUNAI DE DAR DINHEIRO PRA LIDERANÇAS E CACIQUES QUE ACABOU COM AS ORGANIZAÇÕES… FAMOS FRAQUEJADOS E DERROTADOS, NESTA DIVISÃO ENTER NÓS FARAM O QUE NOS ESFRAQUECEU, MAIS NUNCA É TARDE PRA RECOMEÇAR…SÓ Ñ PODE SER COM OS INDOS PÊLEGOS DA ÉPOCAS, SEM MENCIONAR NOMES PQ TEM ALGUNS ARREPENDIDOS, DE TER LEZADO A CONFIANÇA DO POVO, OUTROS ESTÃO PAGANDO PELO O QUE FEZ, “AS TOPADAS DA VIDA”.. TEMOS QUE VER OS INDIOS QUE PODE ASSUMIR COM RESPONSABILIDADE, TEMOS CACIQUES E LIDARANÇAS QUE SÓ OENSA EU ENTERECE PRÓPRIO, EM FIM É Ñ DEIXAR SE REPETIR O QUE ACONTECEU A ALGUNS ANOS ATRÁS..ESTA É MINHA REUCUPAÇÃO..UM ABRAÇO A TODOS INDIOS E NÃO INDIOS..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here