Indianara Guarani-Kaiowá, Apenas alguns dias para estar com o certificado de Enfermeira na Mão

 

A acadêmica de enfermagem Indianara Guarani-Kaiowá, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul irá defender no próximo sábado, dia 03 de Dezembro de 2011, na Escola Vital Brasil as 9:00 horas, seu projeto de pesquisa exigido para título de bacharel em enfermagem.

O projeto intitulado “Morbimortalidade hospitalar de crianças indígenas internadas em um hospital público da cidade de Dourados”, teve como objetivos específicos identificar as causas de internação de crianças indígenas no Hospital Universitário de Dourados, levantar o número de óbitos e as principais causas, conhecer o perfil da morbimortalidade com as variáveis independentes (idade, sexo, terra indígena, etnia). “um tema com difícil obtenção de dados, particular relevância e poucos trabalhos escritos” destaca Indianara.

Indianara “um tema com difícil obtenção de dados, particular relevância e poucos trabalhos escritos”

 

Orientada pelo profº Enfº Jair Rosa dos Santos, a banca avaliadora: Profª Enfª Mesc. Érika Kaneta Ferri e profª Enfª Margareth Dalla Giacomassa. A acadêmica se sente feliz por estar abordando um tema referente a seu povo, a mesma afirma que assim possa contribuir com os programas voltados à saúde da criança indígena.

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR
Indígena Makuxi - Raposa Serra do Sol; Acadêmico de História; Militante de Movimentos e Organizações Indígenas: OPIRR< CIR< ODIC< APIRR "Pode até Calar um Índio, Mais a Nação se levanta para Gritar" Alex Makuxi

12 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Indianara por mais esta conquista , é muito bom ver e acompanhar todo este processo de uma longa amizade e ainda aplaudir sua vitória. Que vc seja muito feliz nesta nova empreitada e que eu tenho certeza será muito útil em sua vida. E melhor que tudo isso é saber que seu trabalho e sua vida e suas preocupações, estão sempre voltados a sua origem , seu povo. Excelente tema de monografia , e como eu sempre digo ” Arvore sem raiz , não cresce !!” , vc tem base , experiência de sobra e tenho certeza fará ainda ótimos trabalhos . Vc é uma vencedora !!!! Um grande abraço do amigo Wagner ( Caua ).

  2. Esta é a capacidade dos “habitantes autóctones” desta terra que até 1500 já tinha dono!
    Uma índia com curso superior é prá tapar a boca de muitas pessoas que respaldados pela ignorância e racismo muitas vezês fazem colocações depreciativas contra os índios.
    Assim como Indianara, basta que outros índios tenham igual condição para estudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here