Do dia 24 de Janeiro até o dia 02 de Fevereiro, é realizada a novena, de Nossa Senhora da Saúde em Tacaratu-PE, como é de tradição, a várias gerações, é o povo Pankararu que sempre faz a abertura, da novena tanto na celebração da missa, é até dançam o toré na frente da igreja.
E nesse dia 24 de Janeiro de 2006, não foi diferente, os Pankararu fizeram, mais uma vez, a abertura da novena, e a missa foi realizada igual, aos anos anteriores, e foi celebrada por, Padre Alberto que é o padre do povo Pankararu, e junto ao padre no altar, estavam 30 praias, que são a maior, divindas dos Pankararu, e também estavam as lideranças tradicional, e o Cacique Pankararu José Auto. E após a celebração da missa, todos os Pankararu, saíram para fora da igreja, e dançaram o tóre tradicional Pankararu, foi um momento único.
Nesse ano, a abertura da novena, foi a mais bela que os Pankararu, já viram, foi uma coisa impressionante, a onde tiveram presentes, cerca de 2.500 Pankararu, a igreja de Nossa Senhora da Saúde, estava praticamente lotada, e o tóre tinha tantos Pankararu, que não avia espaço para dançar, e certamente todos que estavam, ali presentes tanto Pankararu, como não se emocionaram, com tanta beleza.
Pois sem duvida, a pequena cidade de Tacaratu, foi retomada pelos Pankararu, pelo menos nesse dia 24 de Janeiro, e ao contrario de outra retomadas, os Pankararu como em outros anos, foram muito bem recebidos, pelos cidadões Tacaratuenses, que se entregaram totalmente, a cultura e tradição Pankararu, que graças ao grande pai Santsé, é repassada de pai para filho, e assim será eterna.

Solange Monteiro

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. TIREI A MINHA CARTEIRA DE INDENTIFICAÇAO INDIGENA E DEPOIS DE QUATRO ANOS QUANDO MAIS PRECISEI DA CARTEIRA DESCOBRIR QUE ELA ERA FALSA OU NAO TAVA CADASTRADA O QUE EU FASSO ,POIS SOU UM INDIO PURO POIS MEUS AVOS MATERNOS E PATERNOS SAO INDIOS NATOS ,QUE SAO AMELIA SANTOS E MANOEL CIVIRINO DOS SANTOS DA FOLHA BRANCA, E PEDRO ANTONIO DOS SANTOS E INOCENCIA BOA DA SILVA (RESADEIRA)DA AREINHA.HOJE RESIDEM DENTRO DA AUDEIA .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here