O fornecimento de água na aldeia é feito através de uma nascente encontrada em uma grota que chamamos de bica.
Lá é encontrada uma nascente embaixo de uma pedra com mais ou menos 10 metros de altura, e embaixo dela tem uma loca ou seja um buraco de onde sai à água cristalina e 100% mineral.
Essa água é distribuída na comunidade da seguinte forma. Próxima a nascente tem um reservatório que acumula 20.000 litros de água que é bombeada para um segundo reservatório que acumula um pouco mais 50.000 litros.
Essa água passa pelo processo de clorificação e corre pelos canos que são espalhados por toda comunidade, que é utilizada desde os deveres domésticos até o nosso consumo.
A água é distribuída na comunidade 50 minutos por dia, este esquema é controlado pelo aizã José Cícero mas é uma pena que este privilegio esteja sendo ameaçada por nós na forma de desmatamento e queimadas mas estamos lutando para combater este tipo de agressão e com fé em DEUS vamos conseguir.

IDYARONY XUCUR-KARIRI
Aldeia Mata da Cafurna
ydyarony@hotmail.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. meu querido irmão Idiarony, desejo de coração que vcs vençam,pois é triste saber que nós mesmos desmatamos e que é prejudicial a nós mesmo, pena que tem pessoas que não encherga, não entende que futuramente, acabará que prejudicando a si mesmo.Desejo a vc muita garra, fé e esperança para nunca desistir.Estarei torcendo por vc e sua aldeia.Um abraço.

  2. amigo gostei muito da sua materia porque esta contando coisas que esta acontecendo na sua aldeia gostei muito espero de coração que isto que esta acontecendo na sua aldeia acabe logo ok seja sempre a sim amigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here