Os índios de truká vieram para pankararu para trocar experiências com nós índios e também para a semana missionária aqui em pankararu, eles vieram no dia 21 de outubro de 2007 passaram oito dias aqui no brejo dos padres e no dia 28 de outubro foram embora para truká.Nós índios acompanhamos eles todos os dias mostrando os lugares aqui no brejo dos padres explicando algu-mas coisas, visitando as pessoas mais velhas, as escolas, o pólo base, as casas das pessoas, o nosso ponto de cultura, a igreja, o posto, conversamos com o chefe, a liderança Pedro Monteiro.
Ana mulher de Pedro Monteiro organizou uma apresentação com os alunos dela, eles dançaram o to ré, visitamos a nasçensa, a bi-ca, e etc. Nós de pankararu estavam como missionário andamos no gitó conversamos com Zé de Luzia, e o cemitério, na aldeia saco dos barros visitaram pretinha, Julia, tia Quitéria e as noites foram para o casarão de jailson e as meninas da aldeia saco dos barros fizeram uma apresentação para os índios de truká.
Na aldeia serrinha nós missionários e os índios de truká visita-mos minha tia Maria Emília, joão de páscoa e por último tio Ma-noel Binga na parte da manhã e na parte da tarde formos para a Escola Marechal Rondon fizemos algumas perguntas aos alunos e depois visitamos seu Marcelino Viana da aldeia logradouro.

Aparecida
Aparecida pank@yahoo.com

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. nos indios de varias etenia nao samos folhas e nem galhos, samos raiz dono desta terra lavada de sangue pelo nossos ansestras sauve quem puder olha ai os branco meus parentes vasa

  2. Essas experiências é muito importante,entre, os povos indigenas, pois quando conhecemos as realidades de outras aldeias apredemos mais e quando apredemos aumentamos o nosso conhecimento de mundo. E conhecer o mundo faz com que nós tenha noçao dá exitenência das diferenças e quando elevamos o nosso conhecimento a esse grau nos tornamos mais humanos uns com os outros e a troca de experiência deverá existi sempre entre os povos indigenas.Seja ela, positiva ou negativa.

  3. A VINDA DESTES INDIOS A NOSSA ALDEIA,FOI MUITO IMPORTANTE POR HAVER TROCAS DE SABEDORIA,E CULTURA ALEM DE NOS MOTRAMOS DO QUE SOMOS,NOSSOS CUSTUMES, CULTURAS E TRADIÇÕES.ESTE E UM MODO DE MOSTRAR QUE CADA VEZ MAS INDIOS,ESTÃO UNIDOS E FORTE.

  4. Há vinda do povo truká, foi muito bom para todos nós, foi uma espiriencia e tanto, no nosso povo.
    Nós fizemos varias visitas nas casas de pessoas mais velhas, para conhecer mais nossa cultura.

    linda matéria!

    jaqueline

  5. nós da aldeia pankararu ficamos muito felizes; com a presença do povo truka,
    que vinheram participar do momento muito importante e também compartilharam um pouco da nossa
    história e da realidade que vivemos.

    sua matéria está deslubrante!

    jaira pankararu.

  6. Só te dou parabéns por sua matéria que esta muito bonita, é bom repassar o que fizemos na semana missionária em
    pankararu, muitos não participaram e é de direito ficaren sabendo de tudo, de como foi bom.
    que pena que passou muito rapido!

    parabens !
    juliana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here