Nós como estudantes indígenas do Brasil, que queremos alguma coisa em nossas vidas, sofremos muito para conseguir prestar o vestibular, para seguirmos numa faculdade. Enfrentamos todas as dificuldades e vários obstáculos em nossas vidas, e quando temos alguma ajuda é muito pouca. No dia dezenove de março houve uma avaliação do vestibular, só para estudantes indígenas, eram varias indígenas de diversos lugares para fazerem esse teste, tentando classificar-se entre os dez primeiro colocados, eram apenas dez vagas para mais de mil índios, E nós ainda fomos por conta própria, todas as despezas quem pagava era os mesmos.
Nós Pankararu, saímos às três horas da madrugada e chegamos a capital Recife às onze horas da manhã. E ainda ficamos esperando até três horas da tarde para poder fazer o teste, não tivemos nenhum tipo de assistência, e logo após o teste ficamos rodando Recife para achar um lugar para ficarmos, quase que dormíamos no meio da rua, se não fosse uma senhora que nos ajudou poderia ter certeza que tínhamos dormido na rua. Nós não tínhamos dinheiro para pagar um lugar para ficarmos, o dinheiro que agente tinha só dava para fazer um lanche. Tínhamos que ter pelo menos, um pouco mais de assistência, mais não vamos desistir dos nossos sonhos, se Deus quiser alcançaremos nossos objetivos, para que no futuro tragamos melhorias para o povo Pankararu.
Por que somos Pankararu e não desistimos nunca!

Raulive L. dos Santos

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. parabéns pelo que vc escreveu vc escreveu por nós todos indios nuca desista do seus sonhos.

    parabéns parente raulive vc escreveu uma coisa muito bonita continua sempre escrevendo matérias a sim ok

  2. caros amigos da indio online parabens, feliz pro conhecer voces na feira ecosol nacional, estamos tambem numa frente de mobilizacao sou bisneto de india, hoje trabalhamos com uma frente com comunidades de sem tetos e artesaos nossa rede mandacaru rn é uma ong que se articula com varias entidades entre elas as das comunidades indigines com forte expressao e muita forca de vontade os nossos irmaos potiguaras que por conhecidencia eram eles que passavam em uma fita quenaod me chamou atencao no stande e logo parei para conhecer feliz por saber que nossos ancestrais estao em um fita gritando por seus direitos estamos aqui no RN curvados a vossa merce dianet de tao grandioso trabalho parabens um POTIGUAR ORGULHOSO…
    FREI FERNANDES JOSE – MABOSJ
    POTIGUAR POR OPCAO E NASCIMENTO LEVANDO O RN NO CORPO E NA ALMA…

    PARABENS….

    REDE MANDACARU RN – LIXO CIDADANIA E CULTURA – ECOSOL
    AV NELSOM MATOS 324 A 02
    NOVA DESCOBERTA – NATAL – RN

    59075 380

    84 99777609

    SALVE A JUREMA O ANGICO E VAJUCAR….
    SALVES OS NOSSOS CABOCLOS INDIOS POTIGUARES…
    UM GRITO QUE NAO QUER CALAR….

  3. Olá índios on line!!
    Meu nome é Regiane, sou Pankararu mas moro em São Paulo. Aqui, nós estudantes Pankararu soubemos das dificuldades de vocês , tanto para ter acesso a faculdade e até mesmo quando ingressam na mesma.
    Aqui em SP temos as mesmas dificuldades, pois lamentavelmente a Funai não nos dá o apoio necessário, pois esquece que mesmo quando ingressamos no meio acadêmico, necessitamos de ajuda para nos mantermos.
    Quero só dizer que, não desistam pelo contrário , façam dessas dificuldades escadas para chegarem aos seus objetivos e lutem para terem seus direitos respeitados!
    Não tenham medo e nem vergonha de buscarem seus sonhos…isso ninguém tira de vocês

    Abraços à todos

    Regiane
    Estudante de Direito – PUC/SP
    regi_silva@hotmail.com

  4. Beleza meus parentes precisam ser fortes com os desafios e superalos, peçam força ao Tupã q tudo dará certo, vou viver em outro território mais estarei sempre na luta com os indiosonline sempre!!!! bjos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here