A tecnologia na visão dos índios

6 91

No povo Pankararu, os mais velhos dizem que o índio vivia melhor no tempo que não tinha nem energia elétrica, pois nesse tempo o índio se ligava mais nas historias e tradições de seu povo. Até porque não tinham televisão, para desviar a atenção dos jovens, e por isso os passatempos que existiam naquela época, era ouvir as historias que seus pais e avós contavam, e a participação nos rituais tradicionais Pankararu. E também os mais velhos dizem que os índios tinham mais saúde, porque quando o índio sentia frio se aquecia na beira da fogueira, não se intoxicava com remédios industrializados e seus alimentos eram totalmente orgânicos sem agrotóxicos. Mas os mais velhos Pankararu, não são totalmente contra os avanços tecnológicos, até porque Pankararu é um povo que andam muito por vários lugares e por vários povos indígenas, e antigamente eles faziam essa trajetória a pé, e hoje eles admiram muito o recurso do automóvel, que facilitou e encurtou as caminhadas do povo Pankararu.
Mas indiferente disso, os índios mais velhos temem ainda temem aos avanços tecnológicos, e acreditam que tempos melhores era aqueles, que não tinha nem a energia elétrica.
E no caso dos jovens em respeito às tecnologias atuais, não interfere em nada de seus cotidianos tradicionais e culturais, pelo contrario os jovens acreditam que eles fazendo parte da globalização mundial, é uma forma de buscarem seus espaços na sociedade como um todo. Por isso hoje muitos jovens, buscam se aperfeiçoar nas diversas áreas do conhecimento e de divulgar suas historias, para que não caia no esquecimento e que outras gerações e o mundo, conheçam a realidade dos povos indígenas no passado e na atualidade. E para isso eles utilizam os recursos da internet com o auxilio da rede índios on-line, e também através de publicações de alguns livros tatos didáticos como paradidaticos. Buscando outros conhecimentos tato nas escolas, universidades, livros, internet, etc. Visando os recursos tecnológicos, para melhoria da qualidade de vida de seu povo, mas não deixando de lado suas crenças, costumes, tradições, cultura e a identidade étnica de seu povo.
Até porque muitos não índios, ainda têm um folclore que os índios são aquelas pessoas, que vivem isolados do mundo, que anda nu e que só comem o que caçam e o que pescam, que ainda vivem em casas de palha como no passado. Mas os índios de hoje, se graduam em faculdade, são doutores e navegam na internet, vivem em casas de alvenaria, assistem televisão e acompanha as modernidades como outra pessoa qualquer, e o que os diferenciam do não índio são o jeito de falar, e de possuírem uma cultura diferenciada e especifica. Sendo assim, os índios de hoje são pessoas comuns, são capazes de se organizarem, se politizarem e serem autônomos, pois são seres inteligentes e pensantes como qualquer pessoa de diversas sociedades diferente.

Alexandre Pankararu
e-mail: alex@indiosonline.org.br

6 comentários

  1. As pessoas mais velhas acreditam que a tecnologia trouxe alguns mares para a nossa comunidade,pois os mais jovens estam se ligando em tv,na net e outros meios de comunicação.Os mais velhos dizem que antes os jovens se ligavam mais na cultura,nos rituais,nas tradições e etc.Mas a tecnologia também tem o seu lado bom,pois faz com que os povos indigenas venham a fortalecer a sua identidade.Mostrando que não estamos isolados do mundo,e que estudamos em faculdades, que temos pessoas com doutorado como o caso da nossa querida parente Maria pankararu,que só nos dar orgulho,o que nos torna diferente dos outro povos é tão somente a cultura que é diferente.

  2. Muito bom!!!!
    AGradeço essa coolaboracao!!!! Muito util ara a sociedade toda saber quem é o INDIO DE HOJE!

  3. Cada vez mais, aos poucos as pessoas não indigenas estão percebendo que nós índios não é só aquele que pesca, que caça, que anda nu, etc. E sim somos aqueles que já mais esconde a nossa identidade étnica. Por isso parabéns alexandre por divulgar a nossa história real.

  4. cara voce naum sabe o que tão falndo ! RONALDO –’

    olha eu estive entre os indigenas e eles são IDIOTAS naum tem nada de tecnologia e voce naum sabe fz um texto

    PEITINHU!
    ;@

Partilhe um comentário