Os jovens da AJI -Ação dos jovens Indígenas esteve companhando nos últimos dias a situação que o posto de saúde da aldeia Bororó tempassado .

‘A situação é constrangedora pois é a quarta vez que esteposto de saúde é invadido e pela quarta vez que não se toma providência, e desta vez os vândalos quebraram as janelas , roubaram remédios ,seringas e outros ‘ afirma a agente de saúde Luzia , e ainda ela disseque essas pessoas são crianças e freqüentam o posto de saúde . O postode saúde foi totalmente destruído , a estrutura física está terrível ,e é a própria comunidade que está perdendo com isso , pois o posto desaúde corre o risco de ser fechado.
Hoje há quatro postos de saúde na aldeia , e destes três tem oacompanhamento de um guarda noturno , e um deles não tem e é o postoque mais atende a comunidade , mesmo tendo um pequeno espaço einfelizmente é o posto que foi invadido .
E não é a primeira vez que os funcionários denunciam e ninguém nuncafez nada , neste último acontecimento foi feito várias denuncias parasegurança interna e externa mas não teve resposta alguma , é um caso deurgência e uma das soluções seria um guarda noturno .
MAS PORQUE NÃO SE TOMA PROVIDÊNCIA? E A SAÚDE DO POVO?COMO FICA?E AS SEGURANÇAS PORQUE NÃO AGEM??????????????????????

Integrante da AJI
ajidourados@yahoo.com.br

http://ajindo.blogspot.com/

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. bom…a situação é vergonhosa……
    voces mandaram este link:
    http://www.indiosonline.org.br/blogs/index.php?blog=11&p=2531&more=1&c=1&tb=1&pb=1#more2531

    para autoridades? pessoas da funasa???
    imprensssa?
    sexta camara
    secretaria de direitos humanos da presidencia;;;;;

    alex pankararu ..e os pankararu….colocaram queixar da funasa por internet e tiveram bons resultados…..eles podem ajudar…..e nos da thydewas tambem…..quando mandarem emails parta os organos publicos….me coloquem em copia:
    sebastian.thydewas@gmail.com

    que a gente chega junto!!!!
    parabens pela materia e pela força de luat de voces!!!

  2. Muito boa matéria, porém seria muito bom que a comunidade investigasse quem são os participantes do ato se é índio ou não índios. Caso se for índio é preciso que os próprios da aldeia possam resolver a situação, porem são os podem resolver este problema porque o posto é um patrimônio de toda a nação. E que se resolva o mais rápido possível, mas que não poderia chamar pessoal de fora para resolver porque se continuarem assim deixar só as autoridade resolver tudo nosso nunca vamos conseguir ter autonomia na nossa aldeia, acho que os caciques e liderança e para ajudar a comunidade e resolver alguns problemas que povo vem enfrentando.
    Abraço:
    Yonana

  3. Concordo com Yonana. se forem jovens ou mesmo adultos indígenas, é preciso reunir as lideranças, os mais antigos, o cacique e o pajé e conscientizar a comunidade que a destruição do posto de saúde é ruim para a comunidade. Mas se não forem, é bom denunciar a questão da segurança, pois esses medicamentos e equipamentos de posto, são caros e dificeis…é um bem coletivo!Se já é raro a FUNASA enviar os materiais, equipamentos e medicamentos mais uma razão para se cuidar do que é comuns a todos, né? Educação é um processo permanente, nunca acaba!

  4. em nossas aldeia o que ta fatando é segurança mais nós temos que lutar para que aja mais segurança por que trabalhando em conjunto agente mesmo podemos melhorar isso e muito mais outra coisas e se deus nós permitir nos vamos chegar bem longe só basta ter farça e união…..

  5. em nossas aldeia o que ta fatando é segurança mais nós temos que lutar para que aja mais segurança por que trabalhando em conjunto agente mesmo podemos melhorar isso e muito mais outra coisas e se deus nós permitir nos vamos chegar bem longe só basta ter farça e união…..

  6. em nossas aldeia o que ta fatando é segurança mais nós temos que lutar para que aja mais segurança por que trabalhando em conjunto agente mesmo podemos melhorar isso e muito mais outra coisas e se deus nós permitir nos vamos chegar bem longe só basta ter farça e união…..

  7. A FUNASA ESTÁ VIRANDO A FUNAI , A SAUDE É UMA QUESTÃO QUE NÃO SE DISCUTE MAS SE FAZ , PARABÉNS AS AGENTES PELA LUTA , ELAS ESTÃO IMPOSSIVEIS , UM ABRAÇÕ!!!!!!!!!!!!!!!

  8. A FUNASA ESTÁ VIRANDO A FUNAI , A SAÚDE É UMA QUESTÃO QUE NÃO SE DISCUTE MAS SE FAZ , PARABÉNS AS AGENTES PELA LUTA , ELAS ESTÃO IMPOSSÍVEIS , UM ABRAÇÕ!!!!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here