Na Aldeia Serrinha, povo Pankararu, encontramos a Serra Vermelha, que tem esse nome por que a mesma, é toda vermelha. Nessa Serra, á alguns anos atrás, aconteceu um mistério muito interessante, dizem os índios Pankararu mais velhos, que lá, ainda existe ouro por dentro.
No tempo em que os boatos se espalharam, vieram muitos exploradores, de diferentes lugares, para aventurar esse ouro, e levá-lo para vender em outros paises.
Invadiram nossas terras indígenas, começaram a explorar a Serra Vermelha e foi uma tremenda confusão de índios indignados e invasores. Mesmo assim, os invasores conseguiram explorar a nossa Serra, então começaram a cavar bastante, mais ao chegarem a certo ponto, que bateram com o cavador nas pedras, elas nem se mexeram do lugar, tentaram de todas as formas quebrarem essas pedras do local, e mais vez uma não conseguiram. E então foram embora.

Dizem nossos ansiões que foi por que lá há um encanto que não permite tirar o ouro, para bens próprios do ser humano, e que apenas é para o bem e enriquecimentos da mãe da natureza.

Renata Raila Santos Monteiro
railapank@yahoo.com.br