A saúde atualmente se encontra em um ponto critico e irregular, piora cada vez mais com a falta dos medicamentos, veículos e o atendimento inadequado. Na teoria ótima, mas na realidade não esta nada bem.
Membros do conselho local indígena kariri-xocó alegam que esses problemas da-se a ma organização e a ma distribuição de renda da prefeitura municipal de Porto Real do colégio, pois admitem eles não prestarem conta ao conselho. O conselho alega que o prefeito poderia ajudar mais a saúde dentro da comunidade indígena pois quando sai algum funcionário do quadro de saúde (médico,dentista,enfermeiro, etc.) fica difícil encontrar recursos humanos capacitados para trabalhar com índios. O governo federal continua mandando aquela verba e de acordo com o conselho eles deveriam empreender na saúde, pois foi por esta falta de empreendimento que o Pólo base foi fechado, pois fiscais da saúde inter ditou o prédio por não ter condições sanitárias de atendimento.
O conselho local indígena esta contando que a verba destinada seja repassada pela prefeitura para a Saúde Indígena, e que nos dê nossa autonomia para decidirmos o que deve ser feito com nosso DSEI- Alagoas (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). O prefeito deveria ficar sabendo tudo o que estava acontecendo e assim ele ajudaria a nossa comunidade e quem sabe reverteria esta situação critica que estamos padecendo na saúde.

Cícero pires
Inucêncio Pires Filho
(membros do conselho local de saúde indígena )

Comentários via Facebook
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here